sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Primavera das Palavras toma conta da Via Del Vino




As palavras escritas, assim como a primavera, possibilitam florescer e renovar nosso olhar sobre a realidade, conferindo visibilidade à beleza da vida, alimentando esperanças e alegria. O encontro das palavras com a primavera é na Via Del Vino, que com seus canteiros floridos e coloridos ambientam o convívio entre escritores e leitores, livros e flores. Foi assim, que começou nesta quinta-feira, 24, a 30ª Feira do Livro.

O evento, que segue até o dia 04 de outubro, é promovido pela Fundação Casa das Artes e Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), Biblioteca Pública Castro Alves e Sistema Fecomércio/SESC-RS. As atrações incluem o Projeto Encontro com Escritor, Intervenções cênicas, palestras com escritores, shows acústicos e oficinas.

Guilherme Rech Pasin e Roni Dall'Igna
Nesta edição, mais uma vez a administração Municipal valoriza os autores locais. O contemplado é Roni Dall'Igna. O escritor nasceu em Guaporé em 1950. Ainda menino, mudou-se para Bento Gonçalves, onde cursou Letras. Hoje, atua como professor, poeta e escritor. Dentre suas publicações, estão Reserva Especial (1985), O contador de Histórias (1986), Ave Poeta, Poesia, Palavras (1987) e Reserva Especial II (2003). Em parceria com Asir Beltran, escreveu também I Nostri Proverbi (1989) e I Nostri Proverbi II (2000).

Emocionado o patrono agradeceu a oportunidade de estar a frente de tão importante evento. "Minha paixão pela leitura surgiu na infância e foi sendo moldada com o passar dos anos. Estar como patrono da 30ª edição da Feira do Livro me emociona, me encanta, me transborda de orgulho", destaca.


Jovino Nolasco e Christina Dias
A escritora homenageada é a portoalegrense Christina Dias. Ela cursou Letras e Psicopedagogia. Atualmente, se dedica ao estudo das artes e imagens dos livros ilustrados. Além de escrever, publicar e conversar com seus leitores, desenvolve oficinas para professores que se interessam pela formação de alunos-leitores. Christina é autora de 20 livros infantis e participa de outros 10 livros coletivos. Entre os prêmios que recebeu, destaca-se o Prêmio Açorianos de Literatura Infantil para O galinheiro do Bartolomeu. "Estou hoje aqui para comemorar uma das minhas paixões, a literatura. É empolgante poder fazer parte desta história", salienta.

O secretário municipal de Cultura, Jovino Nolasco, explicou que o evento deste ano é ainda mais especial, pois foi totalmente financiado com recursos adquiridos através da Lei Rouanet. "Desde que assumimos a administração, temos como foco a valorização dos artistas locais, porque sabemos do potencial das pessoas daqui, e mesmo com o momento delicado que o país vive, conseguimos com o apoio de diversas empresas realizar este grandioso evento", justificou.

Pensamento compartilhado pelo gerente do SESC, Jaques Fachinelli. "Essa parceria já está rendendo bons frutos e desenhando belas memórias, que está primavera das palavras seja ainda mais especial", disse.

O Prefeito Guilherme Pasin comemorou a realização de mais uma edição do evento no coração de Bento Gonçalves. "Nossa maior saudação há algo que em praça pública é melhor. Muito melhor uma Via Del Vino movimentada pela cultura do que o silêncio de um povo que não lê", finaliza.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola

Nenhum comentário:

Postar um comentário