segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Chama Crioula é acesa no Município




Com a chegada de uma das centelhas da Chama Crioula foram abertos oficialmente os Festejos Farroupilha no Município. A solenidade aconteceu na manhã deste sábado, 12, na Via Del Vino. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Fundação Casa das Artes e a Associação bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG).



A chama crioula é acesa desde 1947. Neste ano, pela primeira vez, a cerimônia foi realizada fora do país. O acendimento ocorreu na Colônia de Sacramento, no Uruguai. Cavalarianos brasileiros e uruguaios trouxeram uma centelha da chama até Porto Alegre em cavalgada que durou 45 dias e percorreu 1.450 quilômetros. O Símbolo dos Festejos, carregado por um grupo de cavalarianos, foi recebido pelo prefeito Guilherme Pasin, pelo Presidente da ABCTG, Dilceo Barp e pelo Secretário de Cultura, Jovino Nolasco.  A chama foi acesa pelo Gaúcho Homenageado, Alvaro Machado de Mesquita.


Para o Prefeito, a chegada da chama crioula representa muito mais do que a abertura dos Festejos da Semana Farroupilha. "Está centelha que foi acesa hoje em Bento Gonçalves, representa a cultura Gaúcha. Ela vem para aquecer o coração de todos os Patrões dos CTGs, de todos os moradores, com o orgulho de ser daqui", destaca.



Todos os dias às 9h e às 17h, é realizada a cerimônia de Hasteamento e arriamento da bandeira com a execução do hino. A programação da Semana Farroupilha segue até 20 de setembro.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola





Nenhum comentário:

Postar um comentário