terça-feira, 29 de setembro de 2015

Garis do município participam de encontro com o escritor Antônio Schimeneck na Feira do Livro




A cena é clássica: uma pessoa conta uma história para um grupo que ouve, encantado, sua narrativa. É inerente ao ser humano expressar a sua razão de ser, os vínculos que cria com o tempo e o espaço que o cerca. Por vezes, escreve odes a nação a qual pertence, outras escreve ficções que se conectam diretamente à alma, instigando a imaginação e os sentimentos. Assim, estabelece uma relação universal com a vida.

Foi isso o que ocorreu na tarde de ontem, 28 de setembro, na 30ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. O encontro do escritor Antônio Schimeneck com os garis do município foi um momento único, repleto de alegria. A atividade integrou o projeto “Conhecendo nossa Bento Gonçalves”, que teve início no final de junho de 2015, quando os garis tiveram uma dia de turista, visitando lugares como a Vinícola Aurora e o Vale dos Vinhedos.

Para Schimeneck, o momento foi muito especial. “Como alguém que trabalha com literatura, ter conversado com os garis foi muito marcante. Normalmente, na maioria dos municípios, esse pessoal é deixado de lado, pois a prática deles não é a prática da leitura. O meu trabalho é fazer isso: animá-los e incentivá-los a procurar a literatura.”

Nesse sentido, o escritor ressalta a importância de se ter ações que possibilitem formar mais leitores, como as contações de histórias. A figura do mediador surge como peça essencial nesse processo, promovendo e estimulando a prática da leitura.


Para o Prefeito Guilherme Pasin, que prestigiou o evento, essa é uma forma de valorizar o serviço prestado pelos profissionais. “Desenvolvem funções fundamentais para que nossa cidade fique limpa e bonita, mas, muitas vezes, passam despercebidos. Essas atividades são uma forma de reconhecimento”, complementa.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: José Estefanon

Nenhum comentário:

Postar um comentário