sexta-feira, 22 de maio de 2015

No embalo dos ‘Reis do Cha-Cha-Cha’



Documentário reconstrói a história  da música de baile em Bento 



Prepare-se para viajar no tempo e entrar no embalo de “Os Reis do Cha-Cha-Cha”, uma jornada documental através dos personagens musicais dos Anos Dourados de Bento Gonçalves. Uma lacuna preenchida na história dos bastidores dos tradicionais bailes dos anos 60, na forma de depoimentos de músicos da época. 

O documentário “Os Reis do Cha-Cha-Cha”, numa analogia aos Beatles - com Os Reis do Iê-Iê-Iê-, mostra um cenário bucólico de Bento, onde as bandas de rock chegariam anos depois, já que, o que ditava a cadência nos bailes era o cha-cha-cha, o bolero, o swing americano, o samba canção, enfim, ritmos que animavam os bailes de gala nos pioneiros clubes sociais como Aliança e Ipiranga. E os protagonistas desta saga musical eram os chamados grupos melódicos como Pedrinho e Seu Conjunto, Arpège, Miramar, Flâmine, Isatelliti, Plínio e Seu Conjunto e tantos outros.  

“A ideia nasceu de um bate-papo em casa com meu pai, onde ele me contou como eram os bailes dos anos 60 e era uma época inocente e ao mesmo tempo rica musicalmente”, relata André Cavalini, o idealizador do projeto. Para concretizar essa história em vídeo, André procurou o seu amigo de infância, Gustavo Bottega, jornalista e iniciante no cinema. Bastou um encontro para viabilizar o projeto e começar a montar o roteiro.  “Encaramos juntos o desafio que foi extrair essas histórias dos músicos, pois eles vivenciaram uma época de muitas transformações”, salienta o o diretor do documentário Gustavo Bottega.

Agenor Pértile


Beto Valduga
 
Pedrinho e seu grupo
A história é reconstruída através de depoimentos de músicos da época como o empresário Agenor Pértile, uns dos poucos que ainda vivem de música na cidade. Pértile conta sua trajetória desde os oito anos de idade, quando despertou o ouvido para a música nos anos 50, quando morava atrás do Clube Aliança e ouvia o Pedrinho e seu Conjunto Melódico, na época, o maior grupo de Bento Gonçalves. “Pouca gente conhece a história de Pedrinho e Seu Conjunto, e que eram conhecidos internacionalmente por tocar em países como Uruguai e Argentina. É uma parte da história que, principalmente, a população de Bento precisa conhecer”, adianta  Bottega.

“Os Reis do Cha-Cha-Cha” cumpre o objetivo em deixar um legado imaterial sobre uma parte esquecida da história da música no município, um fragmento urgente que os livros ainda não ousaram contar. 

O documentário, que tem a produção da Walkman, é financiado pelo Fundo Municipal da Cultura, com apoio da Secretaria da Cultura e Prefeitura de Bento Gonçalves.

Ficha técnica:
Produção: Walkman Produtora
Direção: Gustavo Bohm Bottega
Pesquisa: André Cavalini
Duração: 49 minutos
Patrocínio: Fundo Municipal da Cultura
Créditos das fotos:  Walkman Produtora
Contatos: (54) 9949.7372 (Gustavo Bottega) e (54) 9923.5000 (André Cavalini)
Site: www.walkmanprodutora.com.br

Um comentário:

  1. Assisti muitas vezes Pedrinho e seu conjunto na praia de capão da canoa lá por 1962, 63. Neusa Teresinha cantando, Sabiá ao saxofone tenor, Cavaco na guitarra.

    ResponderExcluir