segunda-feira, 11 de maio de 2015

Governo municipal busca reativar a Fenavinho




Reunião dia 11 de maio busca ouvir a comunidade sobre rumos da festa Um dos mais importantes eventos de promoção do município de Bento Gonçalves, a Fenavinho deverá ser reativada pela prefeitura. Desde que assumiu o governo municipal, o prefeito Guilherme Pasin tem determinado ações que visam promover o resgate de diversos valores que compõem o universo turístico, cultural, econômico e histórico do município. Foi assim com a reedição dos Jogos da Primavera e de Inverno, com a Feira do livro, que voltou a ser realizada no centro da cidade promovendo a manifestação literária dos escritores bentogonçalvenses, com a remodelação da Semana Farroupilha instituindo o desfile no Centro da cidade, e com o desfile temático da Semana do município entre outros.

Neste sentido, preocupado com os rumos da Festa Nacional do Vinho e após ouvir vários segmentos comunitários em reuniões que contaram inclusive com a presença de ex-dirigentes, o prefeito designou o secretário municipal da Cultura, Jovino Nolasco (que presidiu três edições da Fenavinho nos anos de 1991,1992 e 1993), para que aprofundasse um estudo ouvindo ainda instituições, entidades ligadas à Uva e Vinho e empresas do município a fim de colher sugestões, idéias e opiniões a cerca do futuro do evento. As reuniões iniciaram em novembro do ano passado e após deram origem a um minucioso relatório.

No entanto, para ampliar e democratizar o debate em torno da Fenavinho e definir o futuro do evento, a prefeitura promove no próximo dia 11 de maio, às 19h30min na Fundação Casa das Artes uma reunião aberta para a comunidade, que poderá se manifestar e conhecer detalhes do relatório que foi produzido a partir das reuniões já realizadas desde 2014. "Queremos levar a conhecimento de nossa população este estudo e oportunizar a participação", afirma Pasin.  

48 ANOS DE FENAVINHO
Durante a reunião desta noite, 11 de maio, a prefeitura irá também aproveitar a data para fazer alusão aos 48 anos da Fenavinho, comemorados neste ano. Para isso a Secretaria Municipal da Cultura programou uma recepção festiva onde os convidados serão recebidos pela Banda Furiosa, ao estilo da primeira edição da Festa, ocorrida em 1967, que contou com a presença em Bento Gonçalves do Presidente Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco. No anfiteatro Ivo Antônio da Rolt os convidados serão recepcionados ao som do pianista Rodrigo Solton e logo depois haverá a execução do Hino de Bento Gonçalves, que foi lançado na 1º Fenavinho.

Outra atração será a apresentação de um documentário da primeira Festa que registra a chegada do Presidente da República ao Município. O relatório, com as conclusões do estudo já realizado será apresentado em slides, com material fotográfico e sugestões que definem o estilo da próxima Fenavinho. Ao relatório serão somadas as sugestões de todos os presentes que se manifestarem na reunião.

A SABER
A Fenavinho realizada em 1967 possuía um estatuto, intitulado de "Festa Nacional do Vinho e Exposição Agroindustrial" e tinha como instituidores A Prefeitura, a Câmara de Vereadores, o  1º Batalhão Ferroviário, o então Centro da Indústria Fabril, Associação Comercial de Bento Gonçalves, Associação Rural de Bento Gonçalves, Escola de Viticultura de Enologia, 2º Delegacia Regional Agrícola sendo determinado, ainda, que os presidentes das edições futuras seriam automaticamente instituídos membros natos cuja presidência seria exercida pelo prefeito. As vinícolas eram a Dreher S/A vinhos e Champanhes, Cia. Mônaco, Cooperativa Vinícola Aurora, S. Fontanive e Filhos, Vinhos Salton e Cia. Vinícola Rio Grandense.  A composição da entidade e suas atribuições eram exercidas de forma voluntária, sem fins lucrativos.

Com o passar do tempo, muito embora algumas entidades foram agrupadas e outras tiveram seus nomes alterados , como também algumas vinícolas deixaram de existir, o conselho de membros natos sempre permaneceu ainda que necessitando de atualização em seus instituidores originais. Em 29 de abril de 2010, foi alterada a essência da  Fenavinho tornando-se uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP e com isso varias alterações estatutárias foram promovidas , uma delas é que a Prefeitura deixava de ser membro efetivo das decisões na organização conforme modelo  inicial. Com o caráter de OCIP era possível inclusive remunerar os dirigentes que atuassem efetivamente na gestão executiva da Fenavinho, portando deixando de ser uma Festa Comunitária com a participação voluntaria de seus membros.

De acordo com o relatório que será apresentado na reunião do dia 11, por sugestão da maioria dos participantes das reuniões a sugestão é de que a Fenavinho volte a ter a condição de evento comunitária, sem fins lucrativos, como fora criada originalmente ainda em 1967.    

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário