sexta-feira, 15 de maio de 2015

Feira do Livro Infantil segue até domingo na praça Via Del Vino



 

A Feira do Livro Infantil encerra no domingo, 17. Mas, até lá, a comunidade pode participar de uma série de atrações e adquirir livros com 15% de desconto nos quatro espaços de comercialização. Apresentações artísticas, contação de histórias, shows, contribuem para atração do público infantil e adulto desde o último dia 13. As atividades ocorrem na praça Via Del Vino.


A procura por títulos tem sido grande, contam os expositores. Frozen, Diário de um Banana e Judy Moody são alguns dos mais procurados. A expositora Daniela Gobatto observa a busca maior por livros interativos. "Isso reflete o perfil das crianças de hoje. Elas buscam um contato maior, uma forma de sentirem que estão fazendo parte da construção do livro", diz.


Leitura para transformação


Além das barracas de comercialização, há espaços alternativos, onde o público pode ler ou descansar, desenhar e colorir. Há, ainda, uma área destinada ao Sistema Penitenciário de Bento Gonçalves, onde o público pode conferir conferirem os trabalhos artesanais desenvolvidos pelos apenados. Madeira, vidro, papel E.V.A, linhas, entre outros materiais, dão origem a diversas peças. O periódico trimestral desenvolvido pelos apenados também é distribuído no local.


A publicação contém poesias, letras de músicas, horóscopo, cruzadinhas e notícias. O material é todo construído pelos aprisionados com ajuda da equipe de docentes da Escola Penitenciária, que conta com direção da professora Isabel Longhi Kunzler.



A professora Cleri Silvana Alberti, que leciona Geografia há dez anos no local, afirma que o espaço é de grande importância para o processo de socialização dos apenados. "A valorização do trabalho deles por parte da sociedade contribui para mostrar que há horizontes no futuro. São materiais que mostram o quanto eles estudam, lêem, se dedicam, buscam qualificação enquanto estão ligados ao regime penitenciário", salienta.


A Feira do Livro Infantil é uma promoção do SESC de Bento Gonçalves, com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo. Com o tema "Brinquedos e Brincadeiras Literárias", a edição conta com o escritor Kalunga como patrono e Carlos Urbim como homenageado.


Programação para o final de semana

16 de maio de 2015 (sábado)

10h - Contação de Histórias com a escritora Fabiane Sassi Caio

11h - Contação de Histórias Musicadas com o escritor e patrono Kalunga

12h - Apresentação Musical

14h - Contação de Histórias com a escritora Sandra Zeni Carli

15h - Espetáculo teatral "Como Num Livro Aberto", com Eric Chartiot

17h - Apresentação Artística - Pontos de Leitura do Município de Bento Gonçalves 18h - Apresentação Musical

17 de maio de 2015 (domingo)

13h - Apresentação Musical

15h - Contação de Histórias Musicadas com o escritor e patrono Kalunga

17h - Encerramento, com o Espetáculo Teatral "Misto Quente", com Teatro Circo Girassol 
   

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Cristiane Moro

Nenhum comentário:

Postar um comentário