quinta-feira, 3 de novembro de 2016

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CHARME E O FUNK?

Peça teatral será apresentada dia 16 de novembro na Fundação Casa das Artes

Qual a diferença entre o charme e o funk? é um trabalho sensorial inspirado na “arqueologia pessoal” dos sete atores criadores, na qual o exercício da memória à busca de relíquias de si se fez presente para dar corpo ao espetáculo. Um resgate daquilo que está dentro de cada um, daquilo que faz ser: identidades.

É a dança entre o jovem negro e suas lembranças, pois falar das memórias é também sacraliza-las, encontrando um espaço para que elas possam ser recontadas de inúmeras formas, cores, sons. O espetáculo contextualiza, a partir de cenas autônomas, o movimento de uma juventude considerada “geração da esperança”, que anseia falar de sua cultura, sua arte, seu corpo, seu cabelo e sua dança. Anseia mostrar que também ri, brinca, canta, ama, se relaciona, existe!

A peça, que inicia às 20h, é uma das atrações da Semana da Consciência Negra que acontece de 11 a 21 de novembro.O ingresso é R$ 10,00 e pode ser adquirido no Sesc (Av. Cândido Costa, 88, Centro).


O Grupo
PRETAGÔ dá nome ao encontro de jovens artistas negros que tem nos discursos sobre juventude negra, negritude, africanidade, brasilidade e cultura afro-brasileira a inspiração para suas criações. Em suas obras atenta-se também o desejo da arte como enfrentamento político-social.

O grupo, que surgiu no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, teve Qual a diferença entre o charme e o funk? como primeiro espetáculo, com estreia em dezembro de 2014. Em dezembro de 2015 estreia a segunda criação, AfroMe, um cabaré/sarau que narra reflexões acerca de “um Brasil-África”.

Desde maio de 2016 o PRETAGÔ é um dos grupos da capital gaúcha que ocupa artisticamente a Usina do Gasômetro no projeto Usina das Artes, em parceria com a Cia Rústica de Teatro, onde realiza de forma continuada oficinas, saraus, leituras dramáticas entre outras atividades.

Ficha técnica
Direção: Thiago Pirajira
Orientação artística: Celina Alcântara
Dramaturgiaoriginal: Grupo Pretagô
Elenco: Bruno Cardoso, Bruno Fernandes, Camila Falcão, Kyky Rodrigues, Laura Lima, Manuela Miranda e Silvana Rodrigues
Trilha Sonora: João Pedro Cé
Músicos: João Pedro Cé e Duda Cunha
Figurinos: Mari Falcão
Criação de luz: Guto Greca
Operação de luz: Thais Andrade
Fotografia: Andre Reali Olmos
Assessoria e Comunicação: Anelise De Carli

Produção: Grupo Pretagô

Nenhum comentário:

Postar um comentário