segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Exposição Raízes da Imigração Italiana homenageia os 140 anos do Vale dos Vinhedos


Há 141 anos, os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Rio Grande do Sul, motivados pela esperança de novas condições de vida contrárias ao desgaste econômico e social de seu país de origem.

Um ano após o início do processo emigratório, os italianos esperançosos por novas condições de vida chegaram ao Vale dos Vinhedos. O primeiro ponto de parada destes imigrantes foi a Linha Leopoldina. Dalí, foram encaminhados para seus lotes de terra, povoando o Vale dos Vinhedos, que se desenvolveu a custa do trabalho, suor, perseverança e empreendedorismo dos italianos e seus descendentes.

No ano em que o Vale dos Vinhedos completa 140 anos, o Circolo Trentino di Bento Gonçalves apresenta a exposição Raízes da Imigração Italiana com o objetivo de relembrar aqueles que deram origem ao sucesso do Vale dos Vinhedos, fotos, livros, bandeiras e objetos antigos compõem o cenário que resgata as memórias de nosso povo, permitindo que os moradores locais e também visitantes que circulam pelo município, tenham contato com artigos mantidos intactos durante décadas.

A exposição permanecerá no Museu do Imigrante até o dia 10 de janeiro de 2017 e pode ser visitada de terça a sábado no horário de 12:00 as 18:00. Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário