segunda-feira, 20 de junho de 2016

Prefeitura entrega mais um espaço de lazer e cultura para a comunidade





Após cinco anos entre elaboração de projeto, captação de recursos e construção, Bento Gonçalves inaugura no domingo, dia 19, a Rua Coberta. Anexa a Fundação Casa das Artes (FCA), o espaço vem para incrementar as opções de cultura e lazer dos moradores, além de ser local de fomento ao turismo, setor propulsor da economia do município.


Localizada na rua Rolando Gudde, no bairro Planalto, a Rua Coberta passa a fazer parte do Complexo Cultural, que integra também a FCA, o Museu do Imigrante e os empreendimentos gastronômicos e de compras das proximidades. São 53 metros de extensão, com espaço para palco e três módulos comerciais fixos.


O prefeito Guilherme Pasin destaca a participação da comunidade no processo. “Desde que conquistada a verba junto ao Ministério do Turismo, o poder público teve a preocupação de discutir com os moradores sobre o local de instalação. A escolha foi fruto de uma discussão muito democrática.  Realizamos uma audiência pública, permitimos  escolha também pela internet,  além de promover diversas  reuniões com representantes do comércio, da classe artística, do turismo, enfim, de toda a sociedade”, conta.


Com a definição do local, o projeto original passou por adaptações, realizadas pelo Instituto de Planejamento Urbano (IPURB) de Bento Gonçalves. A obra começou a ser erguida em junho de 2015. A arquiteta do IPURB Luciana Silva explica que o projeto “priorizou por uma forma arquitetônica e se utiliza de materiais naturais, como madeira, aço e o basalto, elementos característicos da nossa região. A repetição dos pórticos criam a forma e traz a sensação de unidade e ritmo para o projeto, recurso esses que organizam o espaço.”. Ela acrescenta que “um ponto importante para trazer vida ao projeto foi a criação de módulos para comércio, o que gera movimentação constante no espaço”.


O secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante, destaca que a Rua Coberta já conta com eventos agendados até fevereiro de 2017. “São atrações de cunho cultural e também turístico. Alguns eventos promovidos pelo poder público, como a Semana Farroupilha e o Natal Bento, também passam a ter parte de suas programações no local”.


O secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, acrescenta que o espaço é aberto para os mais diversos segmentos. Interessados em promover ações no local devem contatar com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult)/Fundação Casa das Artes (FCA). O telefone é o (54) 3454-5253 ou 3454-5211.


O investimento na Rua Coberta foi de R$ 889.544,64, cerca de 200 mil a menos que o projeto original, em 2011. 





Programação na Rua Coberta para os próximos meses

25/06 – Evento para entrega das obras de restauro do Museu do Imigrante


03/07 – Encontro mensal do Veteran Car Clube dos Vinhedos


10/07 – Bento Bier Festival


25/07 – Congresso da AEARV


Setembro – Semana Farroupilha


03/10 – Show de Talentos (SMED)

19 e 20/11 – 3º Festival Akoko: Tempo da pele negra


31/10 a 5/11 – Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa


02/12/2016 a 06/01/2017 – Natal Bento


Novembro – Festival Brasileiro de Baixo 


10 e 11/02/2017 – Maratona do Vinho


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Emanuele Nicola e Davi Da Rold

Nenhum comentário:

Postar um comentário