quarta-feira, 8 de junho de 2016

Mostra “Conexões da Eternidade” chega aos últimos dias



A mostra “Conexões da Eternidade” está entrando em sua última semana de exibição. Sediada no Salão Nobre Anastácio Orlikowski, da Fundação Casa da Artes, a exposição do artista Fernando Costa tem chamado a atenção do público com seus painéis que misturam traços com efeito 3D à proposta de inclusão social.

A ideia do artista foi promover paridade entre todos os visitantes, aproximando públicos com ou sem deficiência, a fim de explorar os cinco sentidos de cada espectador. Por isso, inicialmente, ele é guiado pelo espaço de olhos vendados. Assim, por meio do tato, percebe texturas e é estimulado também tanto por aromas como áudios gravados acerca de cada um dos 12 painéis de vidro que formam a mostra. Até o paladar acaba sendo testado _ uma guloseima acompanha cada uma das peças. A mostra também pode ser visitada com o auxílio de óculos 3D.

Onívia Soranzo, 49 anos, visitou a exposição na última segunda-feira. Estava acompanhando o filho, Bruno, 23, aluno da Associação Integrada de Desenvolvimento do Down (AIDD), e foi para casa com a sensação de ter vivenciado uma experiência única. “Foi surpreendente ficar sem visão, tudo é diferente”, aponta. “Achei fantástico o quadro do som, porque trata dos sentimentos, é uma realidade”.

Piscopedagoga da AIDD, Jacqueline Bernardo da Silva analisa a mostra como um potente estímulo à sensibilidade dos alunos com Down. “Eles são bem sensíveis em relação a isso (os cinco sentidos). Eles observam bastante e depois fica gravado no inconsciente deles”.

“Conexões da Eternidade” pode ser visitada até o próximo dia 15, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 21h. Aos finais de semana, consultar disponibilidade pelos telefones (54) 3454.5253 e 3452.1361.


Nenhum comentário:

Postar um comentário