segunda-feira, 23 de março de 2015

Plano Municipal de Cultura



FÓRUNS MUNICIPAIS DE CULTURA 
Traçando um caminho para a Cultura de Bento Gonçalves

 No dia 25 de março de 2015, às 19h30min, na Fundação Casa das Artes, serão realizados os Fóruns Setoriais de Cultura. O evento tem como objetivo reunir todos os segmentos culturais e artísticos de Bento Gonçalves para debater a Minuta do Plano Municipal de Cultura. 

O Plano Municipal de Cultura (PMC) é um plano de políticas públicas, com finalidade de traçar diretrizes da cultura de Bento Gonçalves para os próximos dez anos. O Plano é uma ferramenta importante e imprescindível no processo que garante a inserção do município de Bento Gonçalves no Sistema Nacional de Cultura. 

É de fundamental importância a participação de todos nesse chamamento público dos representantes dos segmentos artísticos e culturais de Bento Gonçalves, pois os mesmos irão contribuir com  sugestões da minuta do plano, que norteará a cultura do  município  pela próximos década. É necessário, portanto, que cada segmento artístico tenha dez (10) pessoas para realizar a discussão sobre a sua área: Artes Cênicas; Dança; Audiovisual; Música; Artes Visuais ou Plásticas; Artesanato; Folclore, Tradicionalismo gaúcho e Culturas populares; Etnias; Afro-Brasileira; Empresas, Produtores, Empreendedores, Agentes e Trabalhadores da Cultura; Livro, Leitura e Literatura; Arquivo Público e Histórico e Patrimônio Cultural e Imaterial. É preciso trazer RG e CPF para realizar a inscrição gratuita.

Para o Secretário da Cultura, Jovino Nolasco, os Fóruns Setoriais de Cultura promovem o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, onde se exerce a plena cidadania cultural: “É uma excelente oportunidade dos segmentos artísticos e culturais exporem seus desejos, seus anseios e suas perspectivas.”

Na mesma noite, será lançado o Edital 01/2015 do Fundo Municipal de Cultura, no valor de R$ 617.000,00.

No dia 8 de abril, será realizada a Conferência Municipal de Cultura, em formato de audiência, onde serão apresentadas as alterações e aprovações para o texto final do Plano Municipal de Cultura. O evento inicia às 19h30min e é aberto ao público. 

As inscrições para os fóruns serão abertas a partir do dia 18 de março de 2015, através do email culturabento@gmail.com ou pelo fone (54)3454.5211

Nenhum comentário:

Postar um comentário