segunda-feira, 16 de maio de 2011

Um olhar poético sobre Os Caminhos de Pedra

Documentário produzido em Bento Gonçalves é apresentado na 26ª Feira do Livro

Documentário foi exibido na Feira do Livro
Com grande entusiasmo, Bento Gonçalves recebe de presente uma verdadeira obra de arte. Na última sexta-feira, dia 13, a 26ª Feira do Livro foi cenário para o lançamento do documentário ‘Caminhos de Pedra – Tempo e Memória na Linha Palmeiro’, em forma de depoimentos de moradores resgatando toda a cultura da imigração italiana. O vídeo, de 52 minutos de duração, foi exibido no Espaço do Museu do Imigrante na feira, e recebeu convidados, autoridades e atores.
Angela Martins, a idealizadora do documentário, contou que quando conheceu os Caminhos de Pedra, se apaixonou pelo lugar e viu que rendia muitas histórias. “É interessante ver como o turismo está tão linkado com a cultura”, observa ela. E a comunidade local se empenhou na produção e participou efetivamente das gravações. “Foram mais de 50 atores”, destacou Nestor Forest, secretário executivo da Associação Caminhos de Pedra. Segundo ele, o filme é um estímulo que a cidade precisava para despertar o interesse em conhecer a história de Bento Gonçalves. “E cada escola ganhou uma cópia do vídeo”, salientou Forest.
Nestor Forest e João Bez Batti
Além das belas imagens da natureza e da arquitetura, o vídeo traz relatos de personagens marcantes da localidade como o artista plástico João Bez Batti e alguns dos moradores mais antigos da localidade. O produtor do documentário, porto-alegrense Pedro Zimmermann, viu que era a hora certa de fazer o documentário, pelo próprio interessa da população da Linha Palmeiro, que a partir dos anos 80, começou um processo de revitalização e resgate da cultura.
“O filme está recheado de poesia, o Caminhos de Pedra é pura poesia”, salientou o coordenador da Feira do Livro Pedro Júnior da Fontoura.

Documentário concorre em festival de cinema
Bento Gonçalves está participando da 2ª edição do “Tour Film Brazil”, que integra o circuito mundial de filmes de turismo - “Festivals du Film Touristique”. A cidade conta com o filme “Caminhos de Pedra - Tempo e Memória na Linha Palmeiro”, com direção de Pedro Zimmermann, produção e consolidação de Angela Martins. Do Rio Grande do Sul, mais duas cidades estão concorrendo: Gramado, com “Gramado Inesquecível” e Porto Alegre, com “Brasil 2014 a viagem da Copa começa aqui”, “Orgulho e Tradição - Os festejos Farroupilhas de POA 2009” e “Porto Alegre e Estados”. Ao todo, participam 300 filmes brasileiros, de 24 estados, além do Distrito Federal.       O vencedor da etapa brasileira será divulgado durante o festival, que ocorre entre 19 a 21 de maio, em Florianópolis, Santa Catarina. A obra escolhida irá concorrer ao prêmio de “Melhor Filme de Turismo do Mundo”, no “Festival dos Festivais”, a ser realizado em Viena, na Áustria, em novembro de 2011. Nesta etapa, estão inscritos 50 países, que totalizam 295 filmes.
As produções inscritas concorrem nas seguintes categorias: destinos turísticos; turismo de natureza e ecologia; turismo de aventura (esportes extremos); turismo esportivo; turismo de eventos; turismo náutico; hotéis e resorts; sabores e aromas; gente, culturas e tradições; turismo religioso; parques temáticos; transporte para o turismo; turismo em animação/cartoon; filmes em 3D; turismo rural e jovens talentos. Além destes prêmios, estão os prêmios técnicos: melhor fotografia, melhor música/trilha sonora, melhor roteiro, mais inovadora, efeitos visuais e pós-produção.
Para a produtora e consolidadora da obra “Caminhos de Pedra - Tempo e Memória na Linha Palmeiro”, Angela Martins, concorrer representa ser visto. “Existe um juri importante, com representantes de vários lugares do mundo, renomados, que dedicam-se a assistir os produtos concorrentes. Conforme ela, isso não é importante apenas para o filme, mas também para a equipe que trabalhou no projeto e está tendo a oportunidade de ser vista por grandes cineastas, críticos e outros profissionais da área.

Gustavo Bottega
Dpto Comunicação Casa das Artes
Créditos fotos: Gustavo Bottega

Nenhum comentário:

Postar um comentário