quinta-feira, 26 de maio de 2011

Documentário gravado em Bento Gonçalves conquista prêmio

O documentário “Caminhos de Pedra, Tempo e Memória na Linha Palmeiro”, gravado no Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, foi premiado na 2ª edição do Tour Film Brazil, etapa que engloba América Latina e Caribe de um circuito internacional de filmes de Turismo, o “Festival dos Festivais”. A produção conquistou o prêmio de Melhor Filme Brasileiro, com o troféu Arara de Ouro. A cerimônia de premiação ocorreu no último sábado, 21 de maio, em Florianópolis, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O documentário foi dirigido por Pedro Zimmermann, com produção e consolidação de Angela Martins.
Foram avaliados os mais belos filmes turísticos entre os 496 inscritos, baseados em 7 critérios técnicos: qualidade visual, qualidade sonora, impacto emocional, valor da informação, conceito e criatividade, objetividade e inovação. Como representante latino-americano, que concorrerá no Festival dos Festivais, a ser realizado em Viena, na Áustria, em novembro de 2011, foi agraciado o filme “ México en tus sentidos ”, que vai concorrer ao prêmio de Melhor Filme de Turismo do Mundo.

Caminhos de Pedra - Tempo e Memória na Linha Palmeiro

Lançado em 2008, “Caminhos de Pedra - Tempo e Memória na Linha Palmeiro”, tem duração de 52 minutos. O documentário se passa na antiga Linha Palmeiro, nas imediações de Bento Gonçalves, onde as famílias de italianos recomeçaram suas vidas no Brasil, na segunda metade do século 19, e construíram suas casas de pedra – hoje, pontos turísticos da região. Embora mantenha vivas muitas de suas características culturais originais, o lugar passou por fortes modificações ao longo dos anos. As aparelhagens modernas aplicadas ao cultivo da uva – principal ocupação e fonte de renda dos habitantes do local – contrastam com elementos seculares, como a roda d'água, as rodas de carroça, as ruínas de pedra, as casas abandonadas ou transformadas em estrebaria, além, é claro, das estradas de chão. Esta coexistência entre o novo e o velho, o moderno e o tradicional e os conflitos dela decorrentes, é a tônica do documentário, que conta um fragmento importante da história do Rio Grande do Sul, através de um olhar contemporâneo e universal.

Fonte: Site da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves
Crédito foto: Cristiane Moro


Nenhum comentário:

Postar um comentário