sexta-feira, 16 de maio de 2014

Programação da 29ª Feira do Livro de Bento Gonçalves dos dias 17 e 18 de maio




17/05

9h30min – Palestra “Literatura contemporânea”, com Marcos Peres, vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2012-2013 – categoria romance, com o livro O evangelho segundo Hitler – Ed. Record.
Público-alvo: escritores, professores, jornalistas, estudantes.
Local: Auditório do SESC.

10h e 14h – Sessões de Contações de História – Grupo Mototóti – Projeto Histórias da Bergamotinha, no tablado da feira.

Hermeto Pascoal: o mago dos sons – vida e obra do músico considerado como um dos gênios musicais da atualidade.

Hermeto Pascoal, nascido no interior das Alagoas, quando menino era carinhosamente chamado de Sinhô. Sua mãe costumava dizer que Sinhô via música em todas as coisas. Não demorou muito para que ele se tornasse um grande músico, poli-instrumentista e inovador no jeito de fazer música. Hermeto junta instrumentos convencionais a objetos como chaleira, lenço, garrafa, máquina de costura, frigideira... e a essa mistura de sons ele dá o nome de Música Universal. Hoje, às vésperas de completar 80 anos, é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Um alquimista dos sons!

12h – Acústico com Giovanni Pinceta e Giulia Ferreira Dall’Oglio, no tablado da Feira.

15h – Lançamento do livro Poesias ilustradas”, coordenado pela professora Fernanda Toniolo.
O livro reúne os trabalhos resultantes da 1ª Turma da Oficina de desenhos do Ponto de Cultura Renascer, da Associação Vale das Antas, de Tuiuty.
Local: Tablado da Feira.

16h - Espetáculo Teatral: “O vendedor de palavras” – Grupo Motototi
Há uma grande falta de palavras no mundo e as pessoas ficam repetindo e repetindo as mesmas poucas que têm. Se cada palavra vale um pensamento, quanto mais palavras, mais pensamentos!
Essa é a descoberta de Milho, um menino do interior que sonha em ir para a capital e encontrar sua “amiga” Espiga, que o espera para juntos encherem o mundo de pensamentos, sonhos e...palavras!!! Os avós de Milho, Odete, uma impertinente senhora alemã; e Adam, um grande inventor Inglês, não irão poupar palavras nem
artimanhas para manter o jovem sob suas asas, garantindo boas risadas e o humor próprio do teatro popular, feito para a rua. Máscaras, bonecos e música ao vivo se agregam ao colorido poético da obra. Uma história de amor às palavras, aos livros, e sobretudo, às pessoas.
Local: Tablado da Feira.

18h – Acústico com Rafael Vignatti, no tablado da feira.

20h – Espetáculo PICASSO DANÇA E MUSICA FLAMENCA, da Companhia de Dança La Cueva  , de    Caxias do Sul.
LocaI: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold.
Ingressos no local: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes e idosos).

18/05

17h30min – Solenidade de encerramento da 29ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, no tablado da Feira.

18h – Espetáculo de encerramento – Os Cartolas - Local: Tablado da Feira
Os Cartolas pertencem a uma safra de bandas nacionais que se desprendeu de rótulos ou movimentos. Não porque faça um som experimental e difícil de rotular. Pelo contrário: faz um som fácil, básico e direto. O grupo faz um show sem firulas que traz um pop rock envolto de elementos às vezes indie, às vezes dançantes. A temática do espetáculo são os relacionamentos, correspondidos ou não, aliados à uma aura adolescente das letras e uma boa dose de ironia. Desta forma os Cartolas envolvem um público de diferentes idades que, ora se identificam com a realidade apresentada nas canções, ora sentem uma nostalgia dos velhos tempos de juventude. O show passa pelas canções do 1º CD “Original de Fábrica”, com sucessos como “Cara de Vilão” e “Sujeito Boa Praça”, evoluindo para o segundo trabalho, privilegiando músicas como “Meu Bem e o Assovio” que bombou nas rádios gaúchas. Para finalizar, entra em campo o terceiro disco da banda, “Apavorando o Flashdance”, resgatando influências do rock inglês, com guitarras certeiras,letras sobre o cotidiano e um groove setentão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário