sexta-feira, 9 de maio de 2014

Biblioteca Pública Castro Aves em novo endereço




A Biblioteca Pública Castro Alves de Bento Gonçalves está funcionando em novo local, na rua Barão do Rio Branco, 123, no Centro, próximo ao terminal de ônibus da Praça Centenário. O prédio passou por algumas adequações, visando principalmente a acessibilidade aos frequentadores. "O espírito maior é democratizar a cultura. Precisamos fazer com que a população tenha acesso às manifestações culturais", salientou o prefeito Guilherme Pasin durante a solenidade de inauguração do novo espaço, realizada na tarde desta sexta-feira, dia 9.

O prédio antigo, localizado na rua Ramiro Barcelos, apresentava alguns obstáculos, entre eles a falta de banheiros com acessibilidade e terminal de ônibus próximo. Outro aspecto considerado é o fato que os proprietários do imóvel pediam a devolução do prédio. De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Jovino Nolasco, desde o inicio do governo, a secretaria buscava um novo local. "Agora temos uma biblioteca à altura dos anseios da comunidade. Todos aqui são testemunhas da atenção que está sendo dada à cultura em Bento Gonçalves", destacou o secretário de Cultura Jovino Nolasco.

Nova coordenação
 
Secretário da Cultura, Jovino Nolasco, Coordenadora da Biblioteca
Pública Castro Alves Eleonora Zorzi
e Prefeito Municipal Guilherme Pasin 

Durante a solenidade de inauguração da nova sede, o prefeito Guilherme Pasin anunciou mudanças na coordenação. A Biblioteca Castro Alves passa a ser coordenada por Eleonora Zorzi (Neca), que ocupava o cargo de diretora administrativa da Secretaria de Cultura.

Criada através do Decreto-Lei nº 16, de 20 de agosto de 1940 e oficializada pela Lei Municipal nº 508, de 30 de outubro de 1973, com um acervo de 35 mil obras, a biblioteca registrou 24 mil empréstimos de livros em 2013. O acervo da biblioteca está informatizado e disponível pela internet para consultas, reservas de livros e renovações dos empréstimos. Entre os serviços disponíveis destaca-se o Telecentro Comunitário com acesso gratuito à internet.  


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Carina Furlanetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário