quarta-feira, 7 de maio de 2014

Aberta Oficialmente a 29ª Feira do Livro




A magia da literatura tomou conta da Via del Vino em Bento Gonçalves. Até o dia 18 de maio a principal via do centro da cidade recebe a 29ª Feira do Livro. Uma diversificada programação que se inicia hoje irá envolver alunos, professores e comunidade escolar da rede pública e particular além de toda a população. A edição deste ano tem como tema "Impresso ou Digital o Livro é Sensacional", exaltando a literatura diante das diferentes formas de produção, publicação e leitura. A abertura oficial do evento ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 7. 

Na edição deste ano, a administração municipal mais uma vez valoriza e prestigia os talentos locais. "A literatura é pauta principal no coração de Bento Gonçalves e engrandece os talentos da nossa cidade", ressalta o Prefeito Guilherme Pasin.   Entre as novidades deste ano, está o casal de bento-gonçalvenses Gilmar Caio e Fabiane Sassi Caio como patronos. "O tempo é de leitura, é de entrega ao mundo dos livros. Que estes dias jorrem cultura, e os livros encontrem seus leitores", destaca Fabiane. Para Gilmar Caio, o momento é de relembrar a infância e de soltar a imaginação. "Os livros tem asas mágicas que sobrevoam a imaginação, são pássaros livres. Este momento é ainda mais especial por estar ao lado de minha esposa", salienta.  

O escritor homenageado é Uili Bergamin, também é natural do município. "Essa homenagem aflora uma sensação profunda de pertencimento à Bento Gonçalves", comenta.   Participam desta edição da Feira do Livro, 29 escritores, que atuarão em sete projetos, envolvendo 42 escolas do município, cinco Ceacris e três Pontos de Leitura. A participação dos escritores se dará através de palestras, contação de histórias, visitas a escolas e oficinas literárias. A viabilização destes projetos junto às escolas e Ceacris conta com o apoio das Secretarias de Educação e de Habitação e Assistência Social.  


A cerimônia de abertura contou com uma intervenção cênica com a performance de Dom Quixote e Sancho Pança, com os atores Jairo Klein e Barbara Carmargo. O personagem clássico de Miguel de Cervantes ilustra a campanha de divulgação da feira, concebida pelos alunos do Curso de Publicidade e Propaganda, da Faculdade Cenecista, integrante da AE! - Agência Experimental. Desde a sua criação, no ano de 1605, a presença mítica de Quixote ao longo dos séculos não perdeu sua fantasia e força. Ao contrário, cada vez mais são publicadas novas edições transcorrendo anos e percorrendo gerações. "Está feira não nasce somente de palavras, mas da dedicação, amor e carinho de todos que trabalham incansavelmente para realizá-la", finaliza o secretário de Cultura, Jovino Nolasco.  



Ao final da cerimônia o Prefeito acompanhado dos patronos, e do secretário de cultura fizeram a visita oficial aos livreiros da Feira. 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Carina Furlanetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário