segunda-feira, 19 de maio de 2014

21.493 MIL EXEMPLARES COMERCIALIZADOS NA FEIRA DO LIVRO





Dom Quixote e Sancho Pança ao som do jovem gaiteiro Samuel Pedrotti lideraram a comitiva de encerramento da 29ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. O passeio pelas bancas contou com distribuição de flores para os livreiros e público.  Com o tema "Impresso ou Digital, o Livro é Sensacional", a feira superou os números de 2013. Enquanto na última edição foram contabilizados 17.435 livros vendidos, na 29ª Feira do Livro, 21.493 mil exemplares foram comercializados. Além disso, nos doze dias de Feira foram mais de 60 mil pessoas envolvidas com a atividade.

A Feira do Livro é uma promoção Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e da Fundação Casa das Artes, com realização da Secretaria Municipal da Cultura, Biblioteca Pública Castro Alves e parceria do Sistema Fecomércio, através do SESC, e do apoio da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, além de diversas Secretarias e Órgãos do Governo municipal como a Secretaria da Educação. 

A exemplo da última edição, a valorização dos talentos locais novamente deu o tom da 29ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. Pela primeira vez a feira teve um casal como patronos, os escritores Gilmar Caio e Fabiane Sassi Caio. Como escritor homenageado, o também bento-gonçalvense Uili Bergamin. "O sucesso desta edição é resultado de um trabalho realizado em equipe, com apoio de todos desde a escolha do patrono, como também na definição da programação da feira, procurando valorizar e promover os talentos culturais locais", destaca o secretário da Cultura Jovino Nolasco.

A programação incluiu uma série atividades com a presença de cerca de 30 escritores, livros diversificados com descontos de 15%, espetáculos teatrais, musicais e contação de histórias.  Além de uma série de ações que envolveram as Escolas Municipais, Estaduais e particulares.

De acordo com o Diretora da Biblioteca Pública Castro Alves, Eleonora Zorzi (Neca),  somente o projeto Literatura em Movimento através do Troca-troca de livros registrou a marca de 502 livros na feira. 

Entre os livros mais vendidos na 29ª Feira do Livro de Bento Gonçalves estão títulos de todos os gêneros entre eles: A Culpa é da Estrelas (John Green), Destrua este Diário (Keri Smith), Menina que roubava livros (Marcus Zusak), Ansiedade (Augusto Cury). Na literatura infanto-juvenil Diário de Um Banana ( Jeff Kinney ) ficou entre os mais vendidos. Os clássicos infantis e as Aventuras da Peppa Pig foram os títulos que conquistaram as crianças.

O evento encerrou oficialmente com o show da Banda Cartolas, no Tablado da Feira. "Foram doze dias que ficarão na memória de cada aluno e visitante que por aqui passou. Temos a certeza que a semente da cultura foi espalhada por Bento Gonçalves", finaliza o Prefeito Guilherme Pasin.


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola

Nenhum comentário:

Postar um comentário