quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Obras na parte interna e externa do Museu do Imigrante estão sendo executadas




As obras de restauro do Museu do Imigrante continuam sendo realizadas, seguindo as especificações técnicas do projeto. Na parte interna, diversas ações estão em andamento, entre elas: remoção de aberturas, louças, materiais sanitários, movelaria, pisos, azulejaria e alvenaria, remoção de reboco degradado, tratamento de revestimento remanescente, tratamento de fissuras superficiais, aplicação de reboco novo interno e ampliação e fechamento de vãos existentes.


Na parte externa, está sendo executada a intervenção de drenagem periférica, com abertura de vala, remoção e recomposição do piso, lastro de escoamento e colocação de tubulação hidráulica pluvial.


O secretário Municipal de Cultura, Jovino Nolasco, destaca o bom andamento das obras, mas chama atenção para alguns imprevistos, por se tratar de um prédio antigo. “O local já passou por reformas anteriores. Ao criarmos o projeto, não sabíamos que havia portas escondidas entre as paredes. No decorrer dos serviços, elas foram se revelando. Como nossa idéia é mantê-lo o mais original possível, o que significa manter a nossa história, fechamos as aberturas recentemente abertas, mantendo as originais. É claro que isso acaba impactando o andamento, porque gera maior mão de obra”, explica.

Tombado como patrimônio histórico do município em 2005, o Museu do Imigrante está fechado desde agosto de 2009.  A edificação foi construída em 1913, para ser estação de sericicultura (beneficiamento e industrialização da seda). Serviu de escola agrícola e zootécnica; tornou-se hotel, escritório, armazém e residência. O projeto de restauro do Museu conta com recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. As obras de restauro  iniciaram em julho de 2014.


Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Critiane Moro

Nenhum comentário:

Postar um comentário