quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A Identidade Negra em Questão




Aconteceu na Fundação Casa das Artes, na manhã desta quinta-feira, dia 19 de novembro de 2015, o espetáculo teatral “Qual a diferença entre o charme e o funk?”, que integra a programação da Semana da Consciência Negra do município. A peça é encenada por um grupo de sete artistas negros estudantes dos cursos de Teatro e Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

O espetáculo, que se utiliza do nome da canção funk composta pelos Mc’s Dollores e Marquinhos na década de 1990, suscita a reflexão sobre a juventude negra brasileira, dando voz para assuntos ligados a religiosidade, a morte, o preconceito, a arte e a memória. Por meio de cenas autônomas, um processo de arqueologia pessoal de cada ator em cena (uma construção entre a vivência pessoal e a artística) emerge numa busca da condição do negro no Brasil, do preconceito às conquistas.

Nesse sentido discute-se “o discurso sobre as questões raciais e da juventude da atualidade, do aqui e agora. E, também, a peça provoca uma reflexão sobre o preconceito velado que cobre tudo com uma falsa ideia de igualdade de um sistema excludente”, coloca o diretor Thiago Pirajira.

“Qual a diferença entre o charme e o funk?” teve três temporadas em Porto Alegre com sucesso de público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário