quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Bento Gonçalves está vivenciando os Jardins D’Pensar


Jardins D’Pensar é um projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura (Edital01/2014), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como objetivo propagar a arte poética de artistas locais através da intervenção urbana nas praças de Bento Gonçalves.

Vestidos de jardineiros, os artistas Eder Rodrigues, Fernanda Rodrigues e Renata Zanchetin entregam para as pessoas uma flor feita de papel de arroz e junto vem anexada uma poesia de um poeta local. Essa proposta inusitada traz uma nova maneira de se perceber a geografia urbana de Bento Gonçalves, onde o cenário é levemente alterado para chamar a atenção de seus habitantes para o local.

A intervenção urbana é uma manifestação artística realizada no espaço urbano, em locais de grande fluxo de pessoas, onde um grupo de artistas promovem uma releitura do local onde acontece a performance. Isso cria laços de afetividade entre a população, o meio artístico e o município, gerando um apreço pelas artes e pela salvaguarda da memória cultural de Bento Gonçalves.

“O dia-a-dia traz uma objetividade funcional: acordamos, vamos ao trabalho, temos os nossos compromissos, uma rotina. A nossa intervenção vem transmitir uma nova forma de cumprir essa jornada: com delicadeza, poesia e reflexão. Por isso, materializamos a nossa mensagem através de uma flor de arroz, que é comestível, e de uma poesia de poetas bentogonçalvenses”, diz Eder Rodrigues.




A recepção das pessoas está sendo positiva. “É algo inesperado e ficam encantadas com esse gesto cultural porque a nossa intenção é que realmente seja uma surpresa, sem prévio aviso, e, por isso, não temos um roteiro pré-definido. A gente chega à praça e realizamos a nossa performance que totalizará onze intervenções”, diz Renata.

Segundo o Secretário da Cultura, Jovino Nolasco, “Várias ações e projetos fogem um pouco do normal, pois fomentar a cultura exige criatividade e singularidade. Esse projeto visa atingir os mais diferentes segmentos de forma espontânea, o que permite uma maior facilidade de atingir as pessoas que transitam, criando, com isso, um elo entre os transeuntes, o cotidiano e a arte, neste caso, a poesia.” 

As praças que irão receber os Jardins D’Pensar são: Via del Vino, Padre Oscar Bertholdo, Centenário, Ismar Scussel, Padre Rui Lorenzini, Achyles Mincarone, Antônio Pitt e Vico Barbieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário