quinta-feira, 28 de abril de 2011

Programação Semana dos Museus


9ª  Semana Nacional de Museus

            O Conselho Internacional de Museus (Icom) definiu o tema do próximo Dia internacional dos Museus, a ser celebrado em 18 de maio de 2011. Museu e Memória será a temática, a intenção do conselho é propiciar ao público a oportunidade de descobrir e redescobrir a memória individual e coletiva. “Os museus guardam memórias e contam histórias. Eles tem numerosos objetos em suas coleções que são fundamentais para a memória das comunidades em que vivemos”, afirmou a organização ao justificar a escolha do tema.
            O Dia internacional dos Museus foi estabelecido em 1977 pelo Icom com o objetivo de promover a conscientização da sociedade para a importância dos museus no desenvolvimento social. Em 2010, a comemoração teve participação recorde: 30 mil museus em 95 países. O Ibram/MinC participa da celebração com a Semana Nacional de Museus, que oferece programação intensa em centenas de instituições museológicas do País. Em 2010, mais de 1,7 mil eventos – incluindo exposições, oficinas, seminários, visitas guiadas e espetáculos – foram oferecidos por 588 instituições brasileiras entre 17 e 23 de maio.
            Em Bento Gonçalves, em virtude do Museu do Imigrante estar fechado para  restauro, a programação será realizada em espaços distintos, buscando aproximar o Museu da Comunidade, e assim fazer com que a mesma se reconheça na história do Museu e da Cidade. Ao mesmo tempo, a comunidade será convidada a participar da campanha para arrecadação de recursos para o restauro do Museu do Imigrante, que tem projeto em processo de captação, aprovado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Programação do Museu do Imigrante

            De 11 a 22 de maio de 2011 será desenvolvido o Projeto “Museu do Imigrante: memórias e saberes orais” - O Museu  na Feira do Livro,   visando  levar informação e conhecimento sobre a história da cidade ao público da Feira, bem como divulgar os projetos em andamento no Museu, tais como “Transmissão de saberes orais, “Patrimônio é show” e  “Restauro do Museu”.
Será montada uma barraca destinada ao Museu onde a entrada será feita de  tecido, representando a fachada do Museu do Imigrante, com os tapumes onde está exposta a campanha de restauro do Museu e os grafites dos tapumes.
Tal barraca está dividida em 2 ambientes. O primeiro com a exposição “Meios de comunicação: memórias e saberes”, composta com objetos do acervo do Museu como livros e jornais, rádios, televisores e demais objetos relacionados a comunicação. O segundo espaço é destinado à exibição dos audiovisuais produzidos pelo Museu através do projeto “Transmissão de Saberes” e documentários que contam a história da cidade de Bento Gonçalves.
O espaço será realizado em parceria com a AAPLASG – Associação de Artistas Plásticos de Bento Gonçalves, que realizará uma intervenção artística ambientando o espaço.
A visitação à exposição e a exibição dos documentários acontece durante o horário de funcionamento da Feira do Livro.
            As turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental serão convidadas a participar através de agendamento.

                                  
Dia 13 de maio de 2011 – sexta-feira

 Lançamento Nacional do Documentário “Caminhos de Pedra – Tempo e Memória na Linha Palmeiro”, com a presença dos produtores e da direção do filme.

Local: Espaço do Museu na Feira do Livro – Praça Centenário
 Hora: 18h

            O documentário mostra o percurso conhecido como Caminhos de Pedra, um dos berços da imigração italiana, localizado no município de Bento Gonçalves. Captado e finalizado em formato digital, com 52 minutos de duração, o média-metragem é uma produção da Okna e da Display Cultural, dirigido por Pedro Zimmermann e roteirizado por Pedro Lucas.


Dia 16 de maio de 2011 – Segunda-feira

Painel “A importância da memória na formação do ser humano e sua história”
Painelistas: Escritor Colmar Duarte, patrono da 26ª Feira do Livro de Bento Gonçalves,  historiadora Bernardete Schiavo Caprara, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Educação da UCS/CARVI  e do   neurocirugião Gustavo De David.
Local: Espaço do  Museu na Feira do Livro – Praça Centenário
Horário: 19h30min
Público alvo: Pedagogos, historiadores, antropólogos, profissionais da comunicação social, professores, estudantes e público em geral



Dia 18 de maio de 2011 – Quarta-feira

 Lançamento do Projeto “Transmissão de saberes orais” com exibição do documentário experimental  “Antigas memórias de um presente museu”.
Local: Espaço do Museu na Feira do Livro – Praça Centenário
 Hora: 18h


Dia 19 de maio de 2011 – Quinta-feira

Projeto “Patrimônio é Show” – renda revertida para o restauro do Museu do Imigrante.
Show “50Tona Toda Bossa”,  com Serginho Moah, vocalista da Banda Gaúcha Papas da Língua e  Paulinho Fagundes, instrumentista da vertente tradicionalista dos Pampas.

Local: Anfiteatro da Fundação Casa das Artes.
Horário: 20h
Publico alvo: Público em geral
Valor do ingresso: R$ 25,00 (meio ingresso para todos)
Pontos de venda: Fundação Casa das Artes,  Espaço do Museu na Feira do Livro – Praça Centenário e na Livraria Paparazzi, no Shopping L’América.




                       Em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova, Serginho Moah cantor e compositor de uma das principais bandas gaúchas, dá início juntamente com ao projeto “50Tona Toda Bossa” interpretando no formato Banquinho e violão os maiores sucessos desse movimento cultural brasileiro que é a “Bossa Nova”.

                   A bossa nova é um movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 1950 e início da de 1960 na capital fluminense. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Anos depois, Bossa Nova se tornaria um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.


Promoção da Secretaria de Cultura – Fundação Casa das Artes – Museu do Imigrante.


Dia 20 de maio de 2011 – Sexta-feira

Painel “A memória através do patrimônio histórico”
Painelistas: IPHAN – IPHAE- COMPAHC
Local: Palco da Feira do Livro, na Praça Centenário.
Horário: 19h30min
Público alvo: Engenheiros e arquitetos, Membros do COMPAHC,  historiadores, antropólogos, profissionais da comunicação social, professores, estudantes e público em geral


De 16 a 22 de maio de 2011

Visitas monitoradas ao acervo do Museu
Local: Fundação Casa das Artes
Horário: das 8h  às 11h45min e das 13h30min às 17h45min
Publico alvo: comunidade local, estudantes e turistas


De 11 a 22 de maio de 2011


Exposição “Meios de comunicação: memórias e saberes”, composta com objetos do acervo do Museu como livros e jornais, rádios, televisores e demais objetos relacionados a comunicação.

 Exibição dos audiovisuais produzidos pelo Museu através do projeto “Transmissão de Saberes” e documentários que contam a história da cidade de Bento Gonçalves.

Público-alvo: estudantes a partir do  3°ano

Quantidade máxima por sessão: 01 turma – capacidade máxima  de 50 alunos

Horários:

Manhã: 10h

Tarde:   14h30min


            Documentários disponíveis:

-  “Caminhos de PedraTempo e Memória na Linha Palmeiro”–  O documentário mostra o percurso conhecido como Caminhos de Pedra, um dos berços da imigração italiana, localizado no município de Bento Gonçalves. Captado e finalizado em formato digital, com 52 minutos de duração, o média-metragem é uma produção da Okna e da Display Cultural, dirigido por Pedro Zimmermann e roteirizado por Pedro Lucas. Duração: 52”

           - “Gigante de Ferro – A Ferrovia do Trigo” – O documentário aborda a ligação ferroviária existente entre Roca Sales e Passo Fundo, uma das mais grandiosas construções realizadas no Brasil e na América Latina. Após um longo período de obras, a Ferrovia do Trigo, como ficou conhecida, está pr aticamente abandonada. Entretanto, destaca-se a sua atratividade em termos turísticos e o fato de que parte da memória das cidades de Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa,Dois Lajeados, Guaporé, e Passo Fundo é contada por meio desses trilhos. A isso se deve o movimento local para preservar e reativar a estrada. O vídeo foi produzido pelo Curso de Extensão em Audiovisual, com ênfase em documentário, "É Tutto Vero!", promovido pela Faculdade Cenecista. –  Duração: 20”


            - Documentário experimental  “Antigas memórias de um presente museu” – O documentário, em caráter experimental,  retrata fatos que os personagens viveram e testemunharam quando fizeram parte da história do prédio do museu e da história do próprio museu e incita as pessoas a pensarem e relembrarem as memórias passadas relembrando seu próprio cotidiano. O documentário tem como referência ex-moradores do prédio, ex-funcionários, ex-prefeitos e diretores atuais.  Duração: 30”


Dpto. de Comunicação
Fundação Casa das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário