quinta-feira, 7 de abril de 2011

“Diálogos Culturais”: Bento Gonçalves sediou primeira pré- conferência

       Dia 12 de março, Bento Gonçalves sediou o primeiro dos oito "Diálogos Culturais" que antecedem a Conferência Estadual “Cultura para o Rio Grande Crescer”, promovido pela Secretaria do Estado da Cultura (SEDAC), a ser realizada em Santa Maria, nos dias 29 e 30 de abril. "Diálogos Culturais" são pré-conferências e tem como objetivo debater questões de âmbito cultural, que serão tratadas na Conferência Estadual.
       Realizada nas dependências da Fundação Casa das Artes, a primeira pré-conferência reuniu cerca de 80 pessoas. Entre elas, o Secretário Adjunto de Cultura do RS, Jeferson Assumção, Coordenador da Conferência e diretor da Cidadania Cultural da SEDAC, Marcelo Azevedo, Presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF),Valter Carneiro , prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Luneli, Secretário da Cultura de Bento Gonçalves Juliano Volpato, além de representantes  da Assembléia legislativa do Estado, Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), Coordenadoria dos Direitos da Cidadania (CODIC), Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves e Sociedade Civil.


         A Cultura em cores: Galeria a Céu Aberto


       Paralelamente a pré-conferência que transcorria no Anfiteatro, o hall de entrada da Casa das Artes era tomado pelas cores. Dando início as obras que irão compor a primeira “Galeria a Céu Aberto” de Bento Gonçalves, artistas de Bento Gonçalves, Veranópolis, Caxias do Sul, Gramado e Bom Jesus, utilizavam diferentes técnicas para pintar dez painéis de ferro com o tema “diversidade cultural”. De acordo com o Secretário da Cultura e Presidente da Casa das Artes de Bento Gonçalves, Juliano Volpato, “foi surpreendente a adesão dos artistas que se dispuseram a participar. As obras criadas por eles são de extrema qualidade e dignas de merecerem um espaço onde todo mundo possa vê-las. Desta maneira, os artistas e seus trabalhos ganham destaque e pessoas que não freqüentam galerias terão a oportunidade de apreciarem obras de arte”. Os painéis irão permanecer expostos no espaço até que seja encontrado um local adequado para receber a “Galeria a Céu Aberto”.


         A Cultura em movimento: Performance Urbana


       Outra atração de qualidade foi apresentada no hall de entrada. No intervalo da pré – conferência, a “Trupe dos Quatro” apresentou a “Performance Urbana”. Música, silêncio, posturas estáticas e coreografias ritimadas encantaram o público presente, que assistia atento, aos movimentos de cada integrante da performance. “Sobra talento no grupo”, destaca Juliano Volpato.


Dpto de Comunicação 
Fundação Casa da Artes


Nenhum comentário:

Postar um comentário