quinta-feira, 5 de maio de 2016

Venha "brincar" com seus sentidos na exposição Conexões da Eternidade. É a partir do dia 13 de maio, na Fundação Casa das Artes

Fernando Costa
A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SECULT) e da Fundação Casa das Artes (FCA), em parceria com o Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi), promove a exposição “Conexões da Eternidade”, do artista plástico caxiense Fernando Costa. A mostra começa no dia 13 de maio, na FCA.

Num cenário dominado pela penumbra e pela luz negra, o artista convoca os visitantes a explorar os cinco sentidos, a fim de estimular o respeito às diferenças.

Disponibilizadas no Salão Nobre Anastácio Orlikowski, as 12 lâminas esculpidas em vidro e pintadas com tinta fluorescente e técnicas 3D formarão um circuito no qual o espectador será guiado, primeiramente, de olhos vendados. Logo após, poderá observar as diferenças utilizando um óculos de efeito tridimensional.

Mas a visão não é o único sentido a ser testado nessa mostra. As percepções virão também por meio do toque nas obras, da audição, e até mesmo do cheiro e da degustação de algumas guloseimas dispostas em meio às obras.

Assim, Costa pretende promover paridade entre pessoas sem e com deficiência auditiva e/ou visual. “A ideia é que pessoas que não têm um dos cinco sentidos tenham a mesma experiência de quem os possui por completo”, explica.

“Conexões da Eternidade”, segundo seu criador, busca conectar o ser humano a uma cultura universal, por isso trabalha temas como ciência, natureza, filosofia e matemática, promovendo reflexões entre razão e emoção.


A exposição tem patrocínio de Livraria e Papelaria Aquarela, Dall’Onder Hotéis, Fabi Marini, Farmácias São José, Vízia Óptica e Yázigi, além de apoio de Braido Material Elétrico, Dolce Gusto, Gráfica Print Express, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), KR Brasil, Plug Gráfica e Tag Point.

SERVIÇO
O que: exposição Conexões da Eternidade, de Fernando Costa

Quando: abertura dia 13 de maio, às 19h. Visitação até 15 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h30min às 21h. Aos finais de semana e feriados, consultar disponibilidade pelos telefones (54) 3454.5253 e 3452.1361

Onde: Salão Nobre Anastácio Orlikowski da Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127), em Bento Gonçalves

Quanto: entrada franca, com sugestão para doação de alimentos e roupas

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Ágatha Gabin, divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário