segunda-feira, 16 de maio de 2016

Fundação Casa das Artes recebe programação da Settimana Italiana di Bento


Realização da Prefeitura de Bento Gonçalves por meio das Secretarias Municipais do Turismo e da Cultura, a Settimana Italiana di Bento começa nesta segunda-feira, 16, e seguirá até o dia 22 de maio oferecendo exposições, sessão de cinema, espetáculos cênicos e shows de corais.

Parte da programação cultural do evento acontecerá na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – bairro Planalto). A partir desta segunda-feira, o público poderá acompanhar duas exposições, ambas sediadas no hall de entrada. “A Bento Gonçalves que Guardamos no Olhar” (foto) reproduz em pinturas fotos antigas da cidade, datadas entre 1890 e 1955. Já o artista plástico Dalcir Marcon mostrará esculturas com motivos religiosos.

Na quinta-feira (19), a Sala Pública de Cinema da Casa das Artes exibirá o filme “Il Rosso e Il Blu” (O Vermelho e o Azul), de Giuseppe Piccioni, às 19h. Na produção de 2012, quatro histórias se entrelaçam envolvendo a comunidade escolar de um colégio em Roma: a de um professor que perdeu a paixão pelo seu ofício, a de um professor suplente, a de uma reitora que precisa cuidar de um adolescente largado pela mãe e a de dois jovens apaixonados.

A Casa das Artes também será cenário para o espetáculo “Raízes de Bento”, montagem cênico-musical que reúne a Associação Famiglia Trentina di Santo Antão, o Coral Vale dos Vinhedos, o Coro Caminhos de Pedra, além de figurantes voluntários. Às 20h de sexta-feira (20), eles recontam a saga dos primeiros imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha.

A Settimana começa nesta segunda com o grupo Fanfarra Bersaglieri e o Coral Caminhos de Faria Lemos apresentando músicas italianas na Via del Vino, às 19h. Já no dia 17, oito corais da cidade participam de um festival também na Via del Vino.

Durante todo o período da Settimana Italiana di Bento, o fotógrafo Wagner Meneguzzi exibe no Shopping L’América seu trabalho que reúne ensaios de pessoas anônimas na mostra “Retratos do Invisível Visível”, contemplada em 2015 pelo edital do Fundo Municipal de Cultura.

A programação tem entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário