quarta-feira, 24 de junho de 2015

Prefeito Pasin sanciona Lei do Plano Municipal de Cultura




O prefeito Guilherme Pasin sancionou no dia 17 de junho, a Lei Municipal nr. 5949/15, que institui o Plano Municipal de Cultura de Bento Gonçalves. A legislação foi publicada no Diário Eletrônico do Município no dia 18. O documento estabelece as metas do município para o setor até 2024. Entre elas, estão a universalização do acesso à arte e à cultura, o fomento à criação, difusão e comercialização de obras de artistas locais e o incentivo às práticas artísticas na rede pública de ensino. 

Para o prefeito Guilherme Pasin, a lei vai qualificar ainda mais as políticas públicas para a área. "Bento Gonçalves vive hoje um novo momento em todos os setores. A administração pública municipal desenvolve uma política de promoção, incentivo e valorização de todas as manifestações artísticas e culturais, que estão intimamente ligadas ao Turismo, que é uma de nossas maiores riquezas e fontes de desenvolvimento econômico e social. Esta lei foi construída não só pelos gestores, mas por todos os segmentos da sociedade, que participam dos diversos Fóruns de Política Cultural", destaca.

Já o secretário municipal de Cultura, Jovino Nolasco, ressalta o pioneirismo do município em aprovar a lei. "Essa lei permite o alinhamento do município para com as políticas culturais nacionais e estaduais, integrando o Sistema Nacional de Cultura. Com isso, o Fundo Municipal de Cultura vai poder receber recursos federais. Agora, estamos de fato e de direito integrados à política das instâncias superiores neste setor. Além disso, o instrumento permite que seja feita sua revisão no decorrer dos 10 anos de validade", reforça.

Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura
Foto: Arquivo/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário