sexta-feira, 26 de junho de 2015

Novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural recebem capacitação






Aconteceu na noite do dia 25 de junho de 2015, na Fundação Casa das Artes, o Seminário sobre o Sistema Nacional de Cultura, Plano Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural. O evento contou com a participação de Antônio Roque Feldmann, Vice-Prefeito de Caxias do Sul e ex-Secretário da Cultura do referido município, de Clara Zitkoski, assessora do PRONAC da Representação da Regional Sul do Ministério da Cultura e do Secretário da Cultura, Jovino Nolasco.
 
O encontro teve como objetivo apresentar para os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural o papel deste órgão para a comunidade artística e para a população local. Para Jovino Nolasco, o “encontro visou informar e integrar o Conselho Municipal de Política Cultural dentro de uma novo plano de ação da Secretaria da Cultura que é de fortalecer e aproximar cada vez mais com os órgãos da área a nível estadual e federal.“ Nolasco comenta que “é preciso criar mecanismos de integração com os conselhos culturais da Serra Gaúcha, sendo o primeiro passo essa aproximação com Caxias do Sul”.


Em sua explanação, Clara enfatizou que o papel do conselheiro cultural é a de “promover o processo de construção e evolução da cultura local, fazendo uma análise de suas necessidades e ouvindo seus pares para poder garantir o direito da livre expressão artística.”


Clara também colocou que o Conselho Municipal de Política Cultural deve ser propositivo: atuar e participar e não apenas representar o seu segmento, incentivando o diálogo entre o Poder Público, a sociedade civil, os artistas e a população para assegurar instrumentos que permitam o pleno exercício de suas atribuições, como o Fundo Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura, recentemente sancionado pelo Prefeito Guilherme Rech Pasin.


Já para Antônio Roque Feldmann o papel dos conselheiros é de sensibilizar e encantar a comunidade, as entidades e órgãos que compõem a rede pública. “É preciso que o Conselho Municipal de Política cultural caminhe e a Secretaria da Cultura caminhe na mesma direção de trabalhar e de promover a diversidade cultural local. Atualmente, as cidades com as migrações recentes mudaram o seu perfil, o que traz novas características que precisam serem consideradas na esfera cultural, fazendo uma conexão entre o tradicional e o contemporâneo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário