sexta-feira, 26 de junho de 2015

Conselho Consultivo e Fiscal da Fundação Casa das Artes recebe o arquiteto responsável pelo projeto de restauro do Museu do Imigrante



William Pavão Xavier, Jovino Nolasco e Cassiano Cavalet


Aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 26 de junho de 2015, uma reunião do Conselho Consultivo e Fiscal da Fundação Casa das Artes com o Secretário da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco, o arquiteto responsável pelo restauro do Museu do Imigrante, William Pavão Xavier e com Cassiano Cavalet, proprietário da empresa Cavalet Esquadrias que está restaurando as esquadrias do Museu do Imigrante.


Xavier explicou que o projeto do restauro do Museu do Imigrante “está correndo dentro dos trâmites legais, pois o projeto era de sete anos atrás que necessitou, por exigência do Ministério da Cultura, a revisão das planilhas orçamentárias, bem como o projeto na integra.”


De acordo com o arquiteto, as planilhas foram readequadas respeitando as novas patologias do prédio e foram encaminhadas ao Ministério da Cultura, sendo uma exigência deste órgão nacional. Posteriormente a isso, o Ministério da Cultura encaminhou o projeto para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para que fizesse a analise técnica e emitisse parecer acerca do restauro. Uma vez elaborado parecer, o mesmo foi encaminhado a Brasília para que o Conselho Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) deliberasse para poder andamento. 


O projeto esta atualmente tramitando no Ministério da Cultura, após passar pela CNIC, para que as referidas planilhas orçamentárias revisadas sejam oficialmente autorizadas via publicação do diário oficial da União.


Xavier ainda explanou as minúcias de um projeto de restauro e todos os processos legais exigidos pelo Ministério da Cultura e adiantou que “é sim possível a abertura do Museu do Imigrante para o final do ano, onde será concluída a primeira etapa. O restante como elevador externo, modernização e informatização do Museu que faz parte das planilhas, poderão serem feitas com o Museu aberto para a população e os turistas.”


O Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco, enfatizou que “é meta da Administração Municipal que o mais breve possível o Museu seja reaberto. O Prefeito Pasin tem como uma das prioridades a abertura do Museu que vem ferindo a história do Município.” 

Neste sentido, diz o Secretario, “estamos nos dedicando o máximo para que isso venha acontecer o mais breve possível. Contatos diários com o Ministério da Cultura estão sendo feitos para agilizar os processos. Inclusive na tarde de ontem, Clara Zitkoski, da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura, esteve em Bento se inteirando do processo e se dispôs a colaborar para que os entraves burocráticos sejam resolvidos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário