sexta-feira, 10 de abril de 2015

Videiras se eternizam no papel



Imagens e poesia mesclam-se em obra de Severino Julio Schiavo 



A Fundação Casa das Artes recebe no dia 15 de abril de 2015 a exposição Videiras de Papel, do fotógrafo Severino Julio Schiavo que, também, lançará o livro sobre o trabalho. Na ocasião, haverá sessão de autógrafos com o fotógrafo Severino Julio Schiavo e a escritora Ione Grillo, que assina as poesias da obra.


O livro perpetua a imagem das videiras em cada uma de suas etapas de crescimento, do enxerto à produção da uva. A trajetória não se encontra somente no desenvolver da planta, mas no registro que perpassa os anos e as quatro estações. A fotografia mais antiga data de 1989 e a mais recente foi clicada poucas semanas antes da conclusão da obra, em 2015.


As fotografias revelam videiras das localidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Garibaldi. “Eu busquei os locais onde havia vitivinicultores caprichosos, com algumas famílias já mantinha contato. A fotografia traz somente ótimas amizades”, conta o fotógrafo.


Videiras de Papel é um projeto que tem o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. Os apoiadores culturais são: Agrimar, Goimage, Prataviera Shopping e Unimed Nordeste. As empresas Nova Aliança, PhotoArt Fotografias o participam como colaboradoras.


O projeto tem coordenação editorial e projeto gráfico de Valdir Bem - BENDESIGN; curadoria de Liliane Giordano - Sala de Fotografia; textos, Ione Grillo; revisão de Ivone Justina Polidoro Franco; serviços editoriais, Vânia Bortoletti; editoração eletrônica, Nicole Tasca; gerenciamento de cores, Nicole Tasca e Valdir Ben; produção cultural, Claudio Troian.



Serviço

Lançamento e exposição do livro Videiras de Papel, de Severino Schiavo

Onde: Salão Nobre Anastácio Orlikowski - Fundação Casa das Artes

Data: 15 de abril de 2015

Horário: 19h30min

Período da exposição: 15 de abril a 5 de maio de 2015
Horário: 8h às 11h45min e das 13h30min às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário