quinta-feira, 16 de abril de 2015

Lançamento do livro e mostra fotográfica “Videiras de Papel”



Severino Julio Schiavo, Ione Grillo e Jovino Nolasco


Aconteceu ontem à noite, na Fundação Casa das Artes, o lançamento do livro “Videiras de Papel”, do fotógrafo caxiense Severino Julio Schiavo em parceria com a poetisa Ione Grillo. O lançamento do livro foi acompanhado com a abertura da exposição homônima que segue até o dia 05 de maio de 2015.


O livro é uma homenagem a um dos símbolos máximos da Serra Gaúcha: a videira. Schiavo registrou, no período de 1989 a 2015, todas as etapas da videira: do plantio à colheita da uva. As imagens falam por si só: são instantâneos de vida e poesia do ciclo da parreira que evoca a eterna relação do homem com a natureza. E, nesse sentido, Schiavo ressaltou, em seu discurso, que “A transformação, nas quatro estações do ano, acontece sempre. Faça sol, frio, geada, chuva e/ou neve, o fruto da videira, a uva, recebe a merecida atenção dos viticultores que trabalham arduamente nesse processo do cultivo.”



O Secretário da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco, disse que essa homenagem ao viticultor começou com um sonho. Um sonho de qualidade de vida e prosperidade, de uma busca de uma vida melhor. “A saga dos imigrantes italianos está refletida nessa exposição fotográfica Videiras de Papel. Um painel sublime da força, da garra e da coragem de nossos imigrantes que construíram seus sonhos na Serra Gaúcha.”


O livro pode ser adquirido nas livrarias pelo preço sugerido de R$ 59,00.


Mostra Fotográfica Videiras de Papel

Período: de 16 de abril a 05 de maio de 2015

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 21h

Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto

Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário