terça-feira, 14 de abril de 2015

Fotógrafo Severino Schiavo é recebido pelo Secretário da Cultura Jovino Nolasco


Eleonora Zorzi, Neusa Zoldan Spagnol, Severino Schiavo e Jovino Nolasco

O Secretário da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco, recebeu nesta manhã de terça-feira, dia 14 de abril, o fotógrafo Severino Schiavo e a escritora Ione Grillo, juntamente com a Diretora da Biblioteca Pública Castro Alves, Eleonora Zorzi, e Neusa Zoldan Spagnol.

Severino Schiavo e Ione Grillo estarão lançando no dia 15 de abril, às 19h30min, na Fundação Casa das Artes, o livro “Videiras de Papel”, o qual retrata as etapas da videira do nascimento à sua plena exuberância da maturidade. O registro é uma coletânea de fotos que abrange o período de 1989 a 2015.

O caxiense é fotógrafo profissional há 35 anos, o que significa mais da metade de sua vida atrás das lentes. As mais de 50 visitas às parreiras da Serra Gaúcha foram a maneira de Schiavo homenagear os produtores da região e de trazer à memória os momentos de sua infância, vividos na colônia. O respeito e admiração pelo cultivo da uva trouxeram ao fotógrafo amizades, conhecimento e um acervo cultural.

Para traduzir significados e sentimentos expressos nas fotografias, a escritora Ione Grillo contribuiu ao projeto com poesias de sua autoria. “Concordei em participar elaborando textos que pudessem contribuir e despertar o interesse do leitor, fazendo-o viajar, através das imagens e das palavras, por um cenário bucólico carregado de símbolos e histórias”, relata Ione que considerou o convite um desafio.

A obra será comercializada em Bento Gonçalves, a partir do lançamento, no dia 15 de abril, sob o custo de R$59. Do valor da venda, 10% serão destinados às entidades caxienses Casa Anjos Voluntários e Lar da Velhice São Francisco de Assis, escolhas pessoais do fotógrafo.

Lançamento do livro “Videiras de Papel”, de Severino Schiavo e Ione Grillo
Quando: 15 de abril de 2015
Horário: 19h30min
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto

Período da exposição “Videiras de Papel”: de 16 de abril a 05 de maio de 2015
Horário: das 8h às 11h45min e das 13h30min às 21h
Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário