terça-feira, 25 de novembro de 2014

Caramelo Itinerante


O Caramelo Itinerante finalizou suas ações culturais em Bento Gonçalves. Nos três dias que ficou na cidade e na Fundação Casa das Artes, o público infanto-juvenil respirou e produziu desenho. As atividades propostas pelo festival agradaram e encantaram com uma programação lúdica e equilibrada onde se destacaram o Encontro Rabisqueiro e a Roda Caramelo, além das sessões de cinema e a visita à exposição de cartuns. O evento contou com, aproximadamente, 1.000 participantes.

A curadora do festival, Andréia Vigo, destacou a receptividade do público nas sessões de cinema: “As crianças tiveram uma reação espontânea. Interagiam de forma divertida e alegre”.

Já a Roda Caramelo é uma oficina com o objetivo de produzir um curta-metragem de animação tendo como tema a cidade onde vivem. “O intuito é fazer com que as crianças refletiam sobre a sua cidade. Nesse sentido, pode-se trabalhar qual é a ideia de cidadania que elas têm dentro de si. Esse olhar sobre o município gera um sentimento de pertencimento e de valorização da identidade cultural do lugar onde vivem.”, ressalta Andréia. O filme realizado pela turma de Bento Gonçalves poderá ser conferido na terceira semana de dezembro no site mencionado abaixo.


O Caramelo Itinerante é um desdobramento do Cine Caramelo que aconteceu em 2013, em Porto Alegre. Na ocasião, o evento contemplou sessões de cinema seguidas de debates, oficinas e atividades nas escolas públicas.

A ideia surgiu quando Andréia organizou o Centenário de Mário Quintana, em 2006, na Casa de Cultura Mário Quintana. A exposição era multimídia e havia uma galeria destinada ao público infanto-juvenil conhecer a obra do poeta alegretense. Assim, percebeu-se uma deficiência de um festival que congregasse uma programação diversificada da área (desenho e animação) focada para as crianças. A curadora e sua equipe tiveram um longo trabalho de pesquisa e de concepção do projeto, se preocupando com a excelência estética e de conteúdo que proporcionasse conhecimento e estimulasse a criatividade.

Andréia Vigo
O Caramelo Itinerante seguirá seu roteiro nas cidades de Campo Bom, Bagé e Porto Alegre. Acesse a programação completa: www.carameloitinerante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário