quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Circuito Cultural - 124 anos de Emancipação Política de Bento Gonçalves






 


 A Secretaria da Cultura juntamente com a Fundação Casa das Artes, celebrando com a comunidade de Bento Gonçalves os 124 anos de emancipação política, está com o Cirucito Cultual visitando as escolas estaduais do município, que neste dia, 8 de outubro, visitou as instuições Landell de Moura, General Bento Gonçalves da Silva e Cecília Meireles, nos períodos da manhã e da tarde.

Landell de Moura

Landell de Moura

General Bento Gonçalves da Silva

General Bento Gonçalves da Silva

Cecília Meireles

Cecília Meireles

O projeto se resume em cativar os estudantes para que deem oportunidade de aflorarem seus sonhos, suas aptidões, seus talentos. Segundo o Secretário da Cultura, Jovino Nolasco, “é preciso acreditar em si mesmo porque é possível driblar as adversidades da vida. Como parte do Circuito cultural, são apresentadas duas atrações das 53 oficinas oferecidas na  Fundação Casa das Artes.” Na ocasião, as alunas que se apresentaram foram Bárbara Ferreira ao teclado e, ao violão, Salete Pancotto.  

O Prefeito Municipal Guilherme Rech Pasin também acompanhou o Circuito Cultural e, em seu discurso, conclamou os estudantes para que, nas horas vagas do contraturno escolar, participem das oficinas. “Nós precisamos valorizar os nossos artistas, descobrir talentos, promover e divulgar o que é nosso”, conclui.

Dança de Rua

Um dos grupos que se apresentaram foi o Nest Panos que é formado por Pedro Ramon Festa, William Ballestrin e Wesley KiKuchi. Os integrantes do grupo, através de sua arte representou o nome de Bento Gonçalves, em festivais de danças urbanas, em vários países do mundo, como: República Checa, Eslováquia, Uruguai, Paraguai e estão se preparando para ir num festival no Chile.



Matheus Massaroli


Outro exemplo presente no Circuito Cultural é o de superação. Driblando as adversidades, carências e deficiências da vida, Mateus tornou-se o símbolo desta ação cultural, vendo a vida com muito otimismo. Jovino Nolasco tem enfatizado em seus discursos a frase do dramaturgo inglês William Shakespeare:  Somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos.
O exemplo de superação de Matheus alcançou fronteiras, até então, jamais imaginadas. Ele virou um ídolo do Bento em Dança e do Circuito Cultural. Mateus não possui as duas pernas e um braço. Ele se locomove através de uma cadeira de rodas motorizada e de um skate, mas dança com talento, garra, determinação e alegria, chegando a comover as pessoas que assistem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário