terça-feira, 6 de março de 2012

“Un Bacio Su Cristo, il Santo su Pozzo” será lançado dia 16


Documentário resgata a história da italiana Enrica Pasianot, que completou 100 anos em 2011 e reside em Bento

            O documentário “Un Bacio Su Cristo, il Santo su Pozzo”, gravado em novembro de 2011 em Bento Gonçalves e cidades próximas, será lançado no próximo dia 16 de março, às 20h, na Fundação Casa das Artes. A produção, uma realização da 7Filmz, conta a história da centenária italiana Enrica Pasianot Domingues que veio ao Brasil em 1927 e reside em Bento há sete anos. As gravações foram patrocinadas pela Bento Film Commission e receberam apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) e Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).
            Com duração aproximada de 12 minutos, o curta-metragem conta com 12 atores e oito depoentes, estes da família de Enrica. “A produção se diferencia pela riqueza natural de detalhes e seu dinamismo na linguagem”, avalia o diretor Fernando Menegatti. Para ele, o documentário beneficia Bento e região por estimular o apreço pela cultura local. “Ele espalha e ajuda a manter vivo o conhecimento destas pessoas, histórias de vida não aprendidas na escola”.  A divulgação e exibição da obra deverá ser feita no Brasil e nos exterior. Menegatti antecipa que já está inscrevendo o curta-metragem diversos festivais.
            Entre as locações do documentário estão a Estação Férrea de Bento Gonçalves, Epopéia Italiana, Garibaldi e frigorífico de Cotiporã, onde Enrica trabalhou. A noite de lançamento será aberta à comunidade e tem início marcado para às 20h, quando o público será recepcionado com espumantes da vinícola Cave Marson. A entrada é franca.

            Sinopse do filme

            “Un Bacio Su Cristo, il Santo su Pozzo” retrata a história de Enrica Pasianot. Nascida na Itália em 1911, vivenciou os horrores da 1ª Guerra Mundial, na qual seu pai era soldado. Presenciou a ascensão de Mussolini e Hitler, os pactos entre a Alemanha Nazista e Itália Fascista e o sofrimento do povo com as chamadas 'limpezas étnicas', fato paralelo ao efervescente processo de industrialização da Europa. Em 1918, o pai de Enrica foge da  Itália para a Argentina. Em 1927, Enrica, junto à mãe e irmãos, vem para o Brasil, a pedido do pai, que já havia se instalado no país. Moraram em Cotiporã e, atualmente, Enrica reside em Bento Gonçalves.

Saiba mais sobre a produtora 7Filmz: http://7filmz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário