quarta-feira, 14 de março de 2012

Micro-Teia reúne Pontos de Cultura da Serra




Encontro será realizado nos dias 24 e 25 de março, na Casa das Artes

A Casa das Artes recebe nos dias 24 e 25 de março, o Micro-Teia Região da Serra 2012 - 1º Encontro dos Pontos de Cultura da Região da Serra do Rio Grande do Sul. O evento será no anfiteatro, e irá reunir 23 Pontos de Cultura de seis municípios da Serra: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Antônio Prado, Canela, Veranópolis, Garibaldi e Santa Tereza. O objetivo é discutir a construção democrática de políticas públicas com olhos no encontro mundial de Pontos de Cultura. O tema a ser debatido será 'Economia Solidária da Cultura para a Sustentabilidade e Justiça Social e Ambiental dos Pontos de Cultura. Todos os participantes dos Pontos de Cultura e comunidades envolvidas estão convidados para debater a pauta e trocar experiências entre os grupos. O evento, nos dois dias, começa às 8h30min e segue até o final da tarde. Bento Gonçalves, através da iniciativa da Secretaria da Cultura, participa do projeto nacional com cinco pontos de cultura, representando bairros e interior do município. Conheça um pouco de cada um:

Associação Caminhos de Faria Lemos
Ponto de Cultura Ângelo Chiamolera
Atividades: Coro dos Meninos Cantores, Conjunto de Flauta Doce, Orquestra de Guitarras, Grupos de teatro e dança, Cantorias populares. Atende até 2.000 pessoas, dentre elas, habitantes de comunidades rurais, estudantes da rede publica de ensino e jovens e adultos viticultores.

Associação Caminhos de Pedra
No coração das pedras, um novo jeito de caminhar
Atividades: oficinas de música instrumental, teatro, técnica vocal e dança folclórica, Encontro de Orquestras Jovens, grupo de danças folclóricas, grupo de teatro, Coral, Orquestra de Câmara. Atende até 1.500 pessoas, dentre elas, habitantes de comunidades rurais, população de baixa renda, crianças, jovens, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, estudantes da rede pública.

Associação de Moradores do bairro Vila Nova II
Ponto de Cultura ACORDE
Atividades: Oficinas de instrumentos de sopro, cordas, flauta doce, percepção e leitura musical, Caldeirão Gastronômico, Projeto Fala Guri!, Grupo dos Pequenos Cantores. Atende até 1.400 pessoas, sendo elas, estudantes da rede pública de ensino, adolescentes, crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social, população de baixa renda.

Associação Vale das Antas
Ponto de Cultura Renascer
Atividades: oficinas de histórias e saberes, teatro, dança, canto, desenho e língua italiana. Atende até 1.000 pessoas, dentre elas, habitantes das comunidades rurais, crianças, adolescentes, estudantes da rede pública de ensino, adultos e idosos.

Sociedade dos Amigos os Sertanejos de Cristo
Ponto de Cultura “Cultura é Mais Vida”
Atividades: Oficinas de violão, técnica vocal, teatro, grupos de artesanato, Coral “Sertanejos de Cristo”, Grupo “Terno de Reis”. Atende até 800 pessoas, dentre elas, Adolescentes, crianças e adultos vulneráveis, estudantes rede pública, idosos. 



Serviço:
Data: 24 e 25 de março, a partir das 8h30min.
Local: anfiteatro da Fundação Casa das Artes
O quê: Micro-Teia Região da Serra 2012 - 1º Encontro dos Pontos de Cultura da Região da Serra do RS
Realização:
Comissão Estadual dos Pontos de Cultura do RS
Prefeitura de Bento Gonçalves
Secretaria da Cultura

Parceiros:
Secretaria de Estado da Cultura
Representação Regional Sul do Minc
Ministério da Cultura

                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário