segunda-feira, 19 de março de 2012

Sucesso no lançamento de Documentário produzido por bento-gonçalvense


Coral da Casa das Artes participou do curta
Fernando Menegatti produziu o curta que tem a participação do Coral da Casa das Artes


Sala de cinema da Fundação Casa das Artes lotada na última sexta-feira, 16 de março, para o lançamento do documentário “Un Bacio su Cristo, il Santo Su Posso”. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento para conhecer as memórias de Enrica Pasianot, centenária italiana que reside em Bento Gonçalves desde 2005. O evento contou com a presença de Enrica e seus familiares e do cônsul da Itália em Bento, Augusto Vaccaro.
“Estamos aqui para nos vermos na tela. São os nossos antepassados, a nossa história, nossa cultura”, disse o diretor do documentário Fernando Menegatti. Ele agradeceu o apoio dado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) e secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e ao patrocínio da Bento Film Commission. “Eles creditaram na importância desse documentário para manter e difundir nossa história”, resumiu Menegatti.
A exibição foi encerrada com muitos aplausos pelo público. A trilha sonora do filme, interpretada pelo coral da Fundação Casa das Artes, pode ser conferida ao vivo no evento. Os atores e familiares de Enrica também foram convidados a subir ao palco para relatar a participação no documentário e a importância da produção para manter a história da família.
“É deste tipo de produção que a cidade precisa. Sabemos da importância de audiovisuais para divulgar o município, ainda mais quando destacam a nossa cultura, o nosso povo. Agradeço, Fernando, por ter dado à nossa cultura o valor que ela merece”, disse a secretária de Turismo Ivane Fávero, que é também coordenadora da Bento Film Commission. O secretário de Cultura Juliano Volpato acrescenta que estas ações ajudam a fomentar a cultura cinematográfica local, “algo que será reforçado com as ações da SECULT e Fundação Casa das Artes, como a oficina de cinema a ser oferecida em 2012. Ao Fernando, desejo vida longa, como a de dona Enrica, para continuar desenvolvendo produções como esta”.
Sobre o documentário

“Un Bacio Su Cristo, il Santo su Pozzo”, com duração aproximada de 12 minutos, retrata a história de Enrica Pasianot. Nascida na Itália em 11 de novembro de 1911, vivenciou os horrores da 1ª Guerra Mundial, na qual seu pai era soldado. Presenciou a ascensão de Mussolini e Hitler, os pactos entre a Alemanha Nazista e Itália Fascista e o sofrimento do povo com as chamadas 'limpezas étnicas', fato paralelo ao efervescente processo de industrialização da Europa.
Em 1918, o pai de Enrica foge da Itália para a Argentina. Em 1927, Enrica, junto à mãe e irmãos, vem para o Brasil, a pedido do pai, que já havia se instalado no país. Moraram em Cotiporã e, atualmente, Enrica reside em Bento Gonçalves.

Divulgação do documentário
A divulgação e exibição da obra deverá ser feita no Brasil e nos exterior. Menegatti antecipa que já está inscrevendo a produção em diversos festivais de cinema.

As gravações
Ocorreram em Bento Gonçalves, Garibaldi e Cotiporã em novembro de 2011 e contaram com elenco de oito atores e sete depoentes, estes da família de Enrica.

Texto de foto: Cristiane Moro

Nenhum comentário:

Postar um comentário