sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Fundação Casa das Artes recebe mostra Passagens do Interior


Secretário da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco e a artista plástica Eliane Averbuck


Aconteceu na noite de 1º de outubro, na Fundação Casa das Artes, a vernissage Passagens do Interior, da artista plástica Eliane Averbuck.A mostra, composta por 14 quadros, retrata a admiração pelo trabalho dos imigrantes italianos no cultivo da uva no distrito de Tuiuty.

Leci da Silva, Jovino Nolasco, Eliane Averbuck e Patrícia Dal Mass
Assim, as paisagens, o colono, os animais, a casa, as videiras, enfim, um cenário de vida e poesia é evocado na nas obras de Eliane Averbuck: “Pude vivenciar o dia-a-dia dos agricultores no cultivo da uva, presenciando o seu trabalho sob o sol forte ou sob chuva, compartilhando de suas preocupações. Por esse trabalho tão maravilhoso que está desde os primórdios da Humanidade, quis expressar o meu sentimento nesta mostra”.


Para o Vice-Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Rubens Sant’Anna, quando o artista “tem a empatia com o seu ambiente gera uma produção muito rica, que é um legado daquela comunidade, daquele local. Temos alguns artistas, aqui, em Bento Gonçalves, que tem esse dom, tem essa excelência, de ver o belo do local onde vive. A Eliane Averbuck tem essa dádiva de extrair e transcender do concreto para o artístico, indo do local para o universal.”

Em seu pronunciamento, o Secretário da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco, disse que “Nesta nova fase da artista plástica Eliane Averbuck, que retrata paisagens rurais ligadas à colonização italiana, vem somar ao destino turístico e cultural do Vale das Antas. Todos os roteiros vitivinícolas do mundo possuem artistas em geral que traduzem em tintas, cores e poesia a eterna relação do homem com a natureza como é realizado na mostra Passagens do Interior.“

Serviço
O que: Mostra Passagens do Interior, de Eliane Aberbuck
Período: de 1º a 31 de outubro de 2015
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 18h
Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bairro Planalto
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário