quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A alma da gente





Aconteceu na Fundação Casa das Artes, na noite do dia 20 de outubro de 2015, a vernissage da mostra fotográfica Retratos do Invisível Visível, de Wagner Meneguzzi. A mostra, contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura, traz 15 ensaios fotográficos com pessoas anônimas: seres humanos possíveis que trazem em si a virtude da simplicidade e da sabedoria.


Para Meneguzzi o trabalho reflete “buscar aquilo que está ‘escorrendo pelos dedos da gente’. Nesta perspectiva, é um chamamento para aquilo que a gente não consegue mais ver em função da voracidade, da velocidade da vida contemporânea. Os retratos buscam esses momentos únicos: flagrantes simples de pessoas anônimas, que tem histórias para contar, seja pelo olhar, um gesto, pela sua constituição física, e trazer elas de volta para o nosso convívio.”


Maria Stefani Dalcin, consultora técnica e administrativa do projeto, ressalta que:  “A mostra é uma homenagem aos habitantes dos distritos de Bento Gonçalves, contribuindo para a construção da nossa cultura. Cada fotografia tem o seu personagem e a sua história.”


Em sua explanação o Secretário da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco, disse que:  “Ao contemplar essas fotos, mesmo não sabendo da história individual de cada um, temos um retrato fiel de nossos imigrantes italianos e que eles construíram, acima de tudo, sonhos. A beleza desta região composta por vales, montanhas e vinhedos, é o ser humano.  Esses traços que as pessoas trazem nos rostos, os olhares longínquos, os cabelos esbranquiçados, possuem o vigor do sonho, da fé e do trabalho. O trabalho de Wagner Meneguzzi é uma cartografia precisa da nossa gente.”

Além da mostra, também há um catálogo explicando o processo artístico e o histórico das pessoas selecionadas.

Jovino Nolasco e Wagner Meneguzzi com o Conselho Municipal de Política Cultural

Serviço:

O que: Mostra Fotográfica Retratos do Invisível Visível, de Wagner Meneguzzi

Período: de 20 de outubro a 9 de novembro de 2015

Horário: das 8h às 11h45min e das 13h30min às 21h

Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto

Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário