quarta-feira, 15 de julho de 2015

Alvaro Machado de Mesquita será o grande homenageado dos Festejos Farroupilha




O tradicionalista Álvaro Machado de Mesquita será o grande homenageado dos Festejos Farroupilha 2015 em Bento Gonçalves. O evento foi apresentado nesta terça-feira, 14, no galpão da Associação de Moradores do bairro Cohab. A solenidade contou com a participação do comandante do 3º Bpat, Alvaro Martinelli, patrões dos CTGS e representantes da cultura tradicionalista. Os festejos serão realizados de 11 a 20 de setembro.


A programação ainda está sendo construída pela Secretaria de Cultura juntamente com os Movimentos Tradicionalistas, e irá envolver atividades como Desfile Temático, ações no centro da cidade, ações na ABCTG, tertúlia, encontro da terceira idade e a novidade deste ano é a Gincana Cultural. "É o momento de celebrarmos nossa cultura, nossa tradição. Por isso queremos construir com cada um de vocês essa programação", destaca o Secretário de Cultura, Jovino Nolasco. O tema deste ano será "O Campeirismo Gaúcho e a sua Importância Social e Cultural".

O presidente da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), Dilceo Barp também falou sobre a união em prol do evento. "É uma data para celebrar nossas mais caras tradições, e essa união entre os CTGs e poder público torna o evento ainda mais importante, e com uma programação para todos os públicos", comenta.


Sucesso no último ano, o Desfile Temático, será realizado no dia 19 de setembro, e contará como apoio da Brigada Militar. "Sou de Passo Fundo e fui criado em um CTG, onde o respeito pelo próximo e resgate das origens são prioridade. E agora tenho a oportunidade de estar em uma cidade onde meus antepassados fincaram raízes e a cultura gaúcha é comemorada. Este desfile será um momento importante", ressalta.


Uma das novidades apresentadas foi a gincana cultural. Evento que deverá reunir representantes de entidades tradicionalistas do Município em tarefas que irão celebrar a cultura gaúcha. As inscrições devem ser anunciadas em breve.

Foi com emoção que outra novidade da programação foi anunciada. O "Gaúcho Homenageado" será a oportunidade de reconhecer os talentos da terra.  O tradicionalista, professor Álvaro Machado de Mesquita recebera a honraria. " Não consigo esconder a emoção que meu peito insiste em demonstrar. Está homenagem é o reconhecimento à nossa cultura tradicionalista. E quero dividir com todos os amigos este titulo, Sem simplicidade ninguém chega ao lugar desejado", salienta.


O Prefeito Guilherme Pasin, falou sobre a importância do evento. "Estamos hoje, aqui, neste belíssimo lugar no bairro Cohab iniciando um trabalho que será coroado com a programação Farroupilha. Estamos construindo, juntos, a programação que irá envolver as mais variadas atividades. Estas que serão momentos para celebrar a cultura. E esta simplicidade de atos, fará que a beleza majorada se evidencie. Que a luz do nosso homenageado faça nossos Festejos brilharem ainda mais", finaliza.


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola

Nenhum comentário:

Postar um comentário