sexta-feira, 25 de julho de 2014

Museu do Imigrante

RESTAURO DAS ESQUADRIAS


O projeto de Restauro do Museu do Imigrante tem como proponente a Fundação Casa das Artes.

O Restauro deve ser norteado pela Lei 8666/93- Lei das Licitações. Assim sendo, tudo deve ser licitado, o que demanda o tempo necessário que envolve todos os trâmites legais ligados ao processo.

A Cavalet Esquadrias, empresa localizada nos Caminhos de Pedra e com experiência em restauro, inclusive com curso em Verona na Itália, terá a incumbência de realizar a importante etapa de Restaurar as Esquadrias do Museu do Imigrante. A Empresa venceu a Licitação, via Fundação Casa das Artes, no dia 18 de julho de 2014.


O restauro das esquadrias está previsto como primeira etapa do Projeto “Restauro e Adequação do Uso do Museu do Imigrante”, sendo um trabalho específico que abrange uma intervenção minuciosa, ou seja: as esquadrias serão fotografadas, catalogadas e retiradas para serem submetidas a um processo mecânico de remoção das sucessivas camadas de tinta. As peças comprometidas serão substituídas por novas, de mesmas dimensões e tipologia, mantendo suas características originais e posteriormente, as janelas serão recolocadas.

Tendo em vista o grande número de esquadrias, esse trabalho demandará enorme empenho e longo período de intervenção. O arquiteto William Pavão Xavier e equipe responsável pela restauração acompanharão minuciosamente todo esse desenvolvimento. Assim sendo, visando garantir a integridade das peças, será respeitado o memorial descritivo formatado pelo arquiteto.

Enquanto as esquadrias encontram-se em processo de restauro, o arquiteto responsável pela obras, está realizando a readequação do orçamento do projeto, defasado em função em função do tempo transcorrido da aprovação via Lei Rouanet.

Somente após o estudo será possível prosseguir com as etapas posteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário