sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Projeto Semeador/Banrisul

Fabiane Sassi Caio na Escola Municipal Fenavinho

A Secretaria da Cultura está promovendo palestras que compõem o Projeto Semeador nas escolas do município. O Projeto foi inscrito no Edital 001/2013 - Banrisul Patrocínios, do Banco Banrisul, com o objetivo de aproximar, promover e divulgar os talentos locais bem como incentivar os estudantes à aprimorarem seus talentos e aptidões.

Para efetivar esta ideia de promover os talentos locais foram selecionados artistas das áreas da Literatura, Desenho, Música, Dança, Teatro, Pintura e Cinema, para conversar com os alunos sobre suas trajetórias e conquistas profissionais. As palestras serão realizadas até dia 31 de outubro em diversas instituições de ensino. As que já foram realizadas tiveram uma boa aceitação e participação dos estudantes e professores. Para o professor de música Alison Seben “as palestras têm uma função importante para o desenvolvimento cultural individual e para a sociedade como um todo. Pois através do contato dos alunos com a arte e o artista eles se tornam motivados a procurar o conhecimento nessas áreas”.

Muitos dos alunos que assitiram a essas conferências demonstraram já terem contato e interesse pelas áreas mencionadas acima, o que gerou muitos questionamentos no que se refere às oficinas oferecidas pela Secretaria da Cultura através da Fundação Casa das Artes.
Para 2014 a Secretaria da Cultura pretende dar continuidade ao projeto com palestras mais direcionadas e experimentais de cada segmento artístico para que com isso o estudante tenha contato com a arte de modo efetivo e busque o conhecimento e aperfeiçoamento de suas capacidades artísticas.
Carlos Zanella na Escola Municipal Maria Borges Frota
O Projeto Semeador que possui o objetivo de descobrir, promover e valorizar os talentos da terra faz parte do Plano de Governo do Prefeito Municipal Guilherme Rech Pasin que é de democratizar, popularizar e fomentar a cultura. Segundo o Secretário da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco, “as palestras fazem parte do trabalho de conscientização de nossos jovens para dar asas para seus talentos e aptidões muitas vezes sufocados e tolhidos pela rotina”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário