quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Oficinas desenvolvidas na Fundação Casa das Artes

Denize Caron - Coordenadora das Oficinas da Fundação Casa das Artes

A Fundação Casa das Artes neste ano de 2013, através das suas oficinas, tem o intuito de oferecer um espaço maior e mais democrático a crianças e adultos dando-lhes o acesso ao aprendizado cultural. Este trabalho passou por um estudo técnico minucioso de reavaliação das modalidades oferecidas bem como de uma difícil readequação afim de melhor atender aos interessados.

As modalidades neste ano oferecidas foram: ballet infantil, musicalização infantil, Baú Mágico, Fotografia, Cinema Digital, Bateria, Guitarra, Violão, Piano, Baixo Elétrico, Baixo Acústico, Sax, Trompete e Trombone, Violino, Acrílico, Desenho, Ponta Cabeça (destinado ao público portador de Down), além de ter sido promovida a reativação da Banda Marcial e da Banda Municipal.

A Fundação possui hoje dezesseis professores e um total de 220 alunos, dentre eles alunos inclusos e carentes que são isentos de mensalidade.

Neste ano, foi implantada, ainda, uma oficina piloto itinerante de Percussão, realizada em parceria com o CEACRI que atende crianças carentes do Bairro Municipal. Esta nova proposta será aplicada no ano de 2014, onde buscará atender jovens de baixa renda que não tem acesso à cultura e a Casa das Artes.

Oficina de Violão
A retomada das oficinas obedece às diretrizes da administração municipal que objetiva o fomento cultural de Bento Gonçalves, formando novos valores artísticos e culturais capacitados por ótimos professores. As oficinas fortalecem ainda o valor educacional oferecido aos mais jovens, que frequentando a Casa das Artes estimulam seu senso crítico cultural. Os trabalhos funcionam no turno manhã, tarde, noite e sábado à tarde.

Terá início também no exercício de 2014, um plano de crescimento e aprofundamento das disciplinas aplicadas. Fazendo com que o interessado, de um ano para o outro, adquira maiores conhecimentos na área que possui aptidões. “É preciso dar oportunidade para todos que possuem talento para esta ou aquela atividade”, enfatiza a Coordenadora das Oficinas Denize Caron.

Oficina de Acrílico sobre tela

O trabalho de avaliação das oficinas apresentadas a fim de aprimorá-las e, até mesmo, criar novas para 2014 já iniciou. “Novas oficinas dependerão da demanda e do interesse da comunidade”, conclui a Coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário