terça-feira, 22 de novembro de 2011

Espaço Mais Cultura começa a ganhar forma em Bento

Projeto da nova biblioteca pública foi apresentado na Câmara dos Vereadores

Secretário Volpato apresentou o projeto da nova biblioteca
Na última quinta-feira, dia 17, na Câmara dos vereadores, a equipe da Secretaria da Cultura apresentou à população o projeto do Espaço Mais Cultura Bento Gonçalves, a ser instalado na Praça Centenário, integrando a Biblioteca Pública Castro Alves e outros segmentos culturais. Autoridades, imprensa, vereadores e moradores realizaram um debate sobre o projeto da obra, que conta com 1.695 m² de área, num prédio de três pavimentos. Para a construção, o Governo Federal já aprovou e empenhou a verba de R$ 1,8 milhões, somada a uma contrapartida da Prefeitura de Bento Gonçalves no valor de R$ 500 mil. O projeto, de autoria da arquiteta Isabel Filippon, está recebendo os últimos ajustes e adaptações exigidas pelo Ministério da Cultura. Conforme o secretário da cultura Juliano Volpato, a cidade foi uma das oito contempladas no país com os recursos do projeto Espaço Mais Cultura, com umas das maiores verbas aprovadas.
Conforme o secretário, umas das principais justificativas para a implantação da nova biblioteca é a necessidade de um espaço próprio e mais amplo. Na apresentação no telão, todos puderam comprovar em imagens a ‘superlotação’ de livros na atual Biblioteca Pública Castro Alves, que hoje está instalada em uma casa alugada. A verba será utilizada para a toda a obra, desde a terraplenagem e construção do prédio até o mobiliário interno.
Outra justificativa da Secretaria da Cultura é a revitalização da Praça Centenário. A exemplo do sucesso da Feira do Livro deste ano, o objetivo é trazer as pessoas para a praça com o propósito de mudar a imagem negativa do local, que tem sido ponto de consumo de drogas e atos de vandalismo. Nos próximos dias, o secretário Volpato viaja à Brasília para entregar o projeto final ao Ministério da Cultura. O início das obras está previsto para março de 2012 e ainda sem previsão de término.

Um novo conceito

Conforme a bibliotecária Eunice Pigozzo, integrante da equipe da Secretaria da Cultura, a nova biblioteca contará com um novo conceito, seguindo a tendência de bibliotecas do centro do país. As prateleiras, agora altas e apertadas, darão lugar a estantes baixas para a melhor visualização das obras. Tudo disposto em um ambiente amplo, confortável e aconchegante. Além do acervo, o Espaço Mais Cultura será um verdadeiro centro cultural. No projeto estão sessões e departamentos como telecentro, midioteca, auditório (112 lugares), brinquedoteca, sala de braile, sala de artes e oficinas, clube da leitura, sala de jogos, acervo histórico, sala de restauro, além de um bistrô/café, com palco para pequenas apresentações artísticas. O acesso será pelas ruas Félix da Cunha e também pela avenida Dr. Casagrande. Todo o prédio foi projetado para atender portadores de necessidades especiais.
Para o coordenador da Biblioteca Pública Pedro Júnior da Fontoura, a praça, como um lugar nobre da cidade, é o local ideal para a nova biblioteca. “Com 71 anos de fundação, a Biblioteca Castro Alves já é referência em todo o Estado e finalmente teremos uma sede própria em um local perfeito. Será um grande avanço para a cidade”, salienta.

Discussão

Moradores das redondezas levantaram questões para melhorias do projeto, que também foram consideradas pela Secretaria da Cultura. Uma delas é a questão do estacionamento do prédio e a redução dos impactos ambientais. No projeto atual, a preocupação principal foi a manutenção e preservação da área arborizada. Apenas dois pinheiros americanos serão removidos e replantados em outro local da praça. Também está incluso no projeto o plantio de mais árvores nativas em volta do prédio.

Foto: Gustavo Bottega

Nenhum comentário:

Postar um comentário