quarta-feira, 29 de junho de 2011

A nova música brasileira

Casa das Artes traz compositor e violonista Felipe Azevedo com o espetáculo ‘Tamburilando Canções’

A Casa das Artes, em parceria com a Fundação Ecarta (Porto Alegre) traz a Bento Gonçalves neste sábado, dia 2 de julho, o violonista Felipe Azevedo, com o espetáculo do seu mais recente álbum autoral ‘Tamburilando Canções’ (2011), onde o músico irá mostrar suas composições, além de fazer um passeio pelos clássicos da música instrumental brasileira, especialmente o choro, com releituras de Egberto Gismonti, Pixinguinha, Guinga e João Pernambuco. O público irá apreciar arranjos elaborados do violão de Azevedo com o apoio da flauta transversal de Ayres Potthoff e do contrabaixo de Aninha Freire. A apresentação será na Sala de Cinema da Casa das Artes, às 20h. A entrada é um quilo de alimento não-perecível, que será doado para uma instituição de caridade.

Sobre Felipe Azevedo

O compositor, violonista, cantor e educador musical Felipe Azevedo vem acumulando credenciais em sua trajetória artística. Seu trabalho autoral e performance musical têm recebido reconhecimento de grandes nomes da música brasileira dentre os quais Guinga - com quem já dividiu palco algumas vezes, Luiz Tatit e Hermeto Paschoal, e outros. Residindo atualmente em Porto Alegre, o compositor já recebeu cinco Prêmios Açorianos ( menção especial - Balaio de Cordas 1999; Melhor Compositor MPB 2001; Melhor Trilha composta para espetáculo de Dança 2002, Melhor Instrumentista MPB 2005 e Melhor Trilha composta para espetáculo de Dança 2007), além de premiações em vários festivais de música do estado e país. Também trabalha na criação de trilhas de espetáculos de dança, programa de TV e cinema.  Cursou música pela UFRGS - Violão (Universidade Federal do RS – formação incompleta) e Licenciou-se em Música (IPA- Centro Universitário Metodista do Sul).
Seu primeiro CD Cimbalê, lançado em 1998, além de inseri-lo no cenário musical brasileiro lhe proporcionou um saudável contato com artistas, espaços culturais, instituições brasileiras e internacionais. A partir do seu segundo CD, Identidades - 2002 (em parceria com o acordeonista suíço Olivier Forel) o violonista, além de divulgar seu trabalho na Europa durante dois meses em turnê, também transitou em várias Universidades e Centros de Cultura, somando um total de 80 concertos deste álbum. Seu terceiro CD Percussivé ou A Prece do Louva-a-deus, lançado em outubro de 2007, foi selecionado pelo Prêmio Petrobrás Edição 2004 - 2005, e em 2007 teve primeira tiragem de duas mil cópias. Contemplado pela Fundação Nacional das Artes – Funarte (RJ) com a Bolsa de Estímulo à Criação Artística, o compositor lança neste ano o CD autoral intitulado Tamburilando Canções – Violão com Voz.
Serviço:

Show: Tamburilando Canções, com Felipe Azevedo trio
Quando: 2 de julho (sábado), às 20h
Onde: Sala de Cinema da Casa das Artes
Ingressos: 1kg de alimento não-perecível
Informações: (54) 3454.5211
Classificação: livre

Crédito foto: Divulgação, Ecarta

Gustavo Bottega
Depto de Comunicação Casa das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário