terça-feira, 14 de junho de 2011

Filme "O Céu Sobre Mim" é apresentado para a cidade

“Este filme é um marco na história do município. Ele está fortalecendo a imagem de Bento Gonçalves como destino turístico”. A afirmação é da secretária de Turismo Ivane Fávero, que na noite de segunda-feira, 13 de junho, deu início ao evento de apresentação do filme “O Céu Sobre Mim”, do cineasta italiano Gian Vittorio Baldi, que está em fase final de gravação nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. O encontro contou com a presença de Baldi, diretor de Fotografia da obra, Stefano Colleta, atriz Gisele Marchioro dos Santos, equipe da produtora Spaghetti Filmes, de Caxias do Sul, e trade turístico local.
Feita a abertura do evento, Baldi e o produtor Lissandro Stallivieri, da Spaghetti Filmes contaram como surgiu a ideia de gravar o projeto em terras brasileiras. “Baldi queria que o cenário fosse uma casa de pedras, em meio a natureza, com parreirais, lugar tranquilo. Logo pensei em Bento Gonçalves”, lembra Stallivieri. O diretor explanou também o roteiro da produção cinematográfica, que conta a história do astrônomo Gregório, que se dedica a pesquisar o asteóide Apophis, cuja trajetória o aproxima da terra em 2036. A ficção contou com informações da astrônoma italiana Daniela Lazzaro, que reside no Rio de Janeiro. “Encontrei no Brasil grandes colaboradores, o que raramente acontece em minhas produções”, destacou Baldi.
O elenco do filme, composto por oito pessoas, contará com João Portinari, filho do pintor brasileiro Cândido Portinari, que será protagonista. Exceto Cândido Portinari, os outros atores são gaúchos. Detalhe, nenhum deles tem experiência como ator. “Eu não trabalho com atores experientes. Eles carregam características de personagens que interpretaram anteriormente. Isso atrapalha um pouco. Quero pessoas sem experiência, com identidade própria, apenas com suas experiências de vida. Eu os seleciono olhando em seus olhos e desvendando sua alma”, justificou o cineasta.
Conforme Stallivieri, a ideia é lançar o filme em um festival internacional de cinema ainda não definido. A obra, com duração aproximada de 120 minutos, tem apoio da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR BG), Bento Film Comission, Associação Caminhos de Pedra e Hotel Dall Onder.

Gian Vittorio Baldi

Baldi tem uma ampla carreira cinematográfica e é um dos remanescentes da geração que criou o neorealismo italiano. O cineasta já produziu 200 curtas e 28 longa-metragens, dentre os quais estão filmes de Robert Bresson, Jean-Luc Godard e Pier Paolo Pasolini. Além disso, Baldi recebeu cerca de 100 reconhecimentos em todo o mundo: 2 Leões do Festival de Veneza, uma indicação ao Oscar, o Nastro D'Argento (Associação dos Jornalistas e Críticos Italianos) e o Grolla D'Oro. No Festival de Berlim do ano de 2003 os críticos alemães consideraram o seu filme Fuoco!, um dos 5 melhores da história do cinema italiano entre os anos 60 e 70. Em junho de 2006, ganhou uma retrospectiva no Midnight Sun Film Festival (Lapônia) e em 2009 foi homenageado na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Fonte: Secretaria de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário