quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Videodança aborda conceitos de lugares/espaços




Financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, o projeto de vídeodança “No-outro Lugar”, d’O Grupo A Trupe Dosquatro, ganha lançamento domingo, na Sala de Ensaio, e sessões de exibição entre os dias 24 e 28, na Fundação Casa das Artes. 

O trabalho aborda a relação do ser humano com o outro e o espaço/tempo que está ao seu redor, utilizando o conceito filosófico de Michel Foucault dos lugares-outro e o conceito de não-lugares do antropólogo Marc Augé. 

Lugares-outro faz uma analogia sobre os espaços onde realmente nos fazemos presentes in vitro e espaços que ocupamos por um tempo, como museus, navios, entre outros. Já os não-lugares se configuram por parques temáticos, shopping centers, feiras, ou seja, são habitados por pessoas que apenas se utilizam deste espaço com forma de passagem. 

“Para a montagem desta videodança, buscou-se a inter-relação entre estes espaços dentro de nosso município criando uma metáfora de estar e, ao mesmo tempo, não estar no lugar ou espaço/tempo, buscando cenários como cemitérios, shoppings, salas com espelhos, de Bento Gonçalves. Coreograficamente, se criou uma movimentação que se adequava a estes espaços criando relações ou ainda, buscando total contraste”, evidencia o diretor e roteirista Cristian Bernich. 

O videodança é uma forma de arte que surgiu nos anos 1970 com intuito de registro das performances cênicas da dança, porém logo percebeu-se que as duas podiam se unir surgindo uma metalinguagem artística. 


Serviço
O que: videodança “No-outro lugar”
Quando: lançamento dia 23 de outubro, às 19h30min, na Sala de Ensaio (Góes Monteiro, 345 – sala 3). Sessões de exibição de 24 a 28 de outubro, na Fundação Casa das Artes (Herny Hugo Dreher, 127), entre 7h30min e 13h30min
Quanto: entrada gratuita

Ficha técnica
Direção e roteiro: Cristian Bernich
Imagens: Alba Arte
Intérpretes-criadores: Edson Possamai, Renata Zancehettin, Deise Ceccagno, Cristian Bernich, Rosane Marchetto, Fabio Soares de Jesus e Fernanda Moreira Rodrigues
Apoio: Sala de Ensaio, L’America Shopping, Vidraçaria Vinhedos, Alba Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário