terça-feira, 11 de agosto de 2015

PROJETO MERICA, MERICA




A Fundação Casa das Artes, está, nesta semana, acolhendo o artista italiano GIANANTONIO CECCHIN, que permanecerá na cidade pintando 02 painéis alusivos  aos 140 anos da imigração italiana no RS.


O Projeto MERICA MERICA 1875/2015 surge de uma parceria e patrocínio da Regione Veneto, Circolo Veneto di Bento Gonçalves, da Associação Bellunese nel Mondo, do COMVER – Comitato Veneto do RS e das cidades que fazem parte do roteiro. Em Bento Gonçalves, a parceria realizou-se por meio da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal da  Cultura.


Com o Projeto, a trajetória dos imigrantes italianos é homenageada em forma de obra, que será um marco nas cidades onde o artista passou, e onde permanecerá como homenagem aos 140 anos de imigração italiana.


Das obras cujo tema é a imigração, emerge a interpretação do autor bellunese GianAntonio Cecchin, que é nascido em Feltre (Itália) em 1953, e começou a expor em 1985. Desde então, tem realizado uma intensa pesquisa e constante experimentação, confluída nos últimos anos com a tentativa de alcançar uma síntese com um estilo figurativo, principalmente relacionado com a memória coletiva. Dessa forma, a cultura camponesa e o tema da histórica emigração triveneta no novo continente emergem na obra de Cecchin, que encontrou expressão também nas pinturas de grandes murais feitos em numerosos edifícios públicos e privados do Trivêneto, no RS-Brasil e no México-Ver. 

As suas obras estão em coleções públicas e privadas, tanto na Itália como no exterior, onde ele criou exposições pessoais na Alemanha, França, Hungria, Suécia, Brasil e México. 

Ele recebeu na sua carreira artística numerosos prêmios e reconhecimentos. Entres as mais prestigiosas, teve a honra de doar ao Santo Padre Bento XVI uma sua obra escolhida pelo Diretor do Escritório Diocesano de Arte Sacra de Belluno-Feltre como uma homenagem ao Papa e a atribuição da Medalha do Presidente da República Giorgio Napolitano na 47 ª edição do concurso nacional de Agna e o "reconocimiento" da cidadania honorária da cidade mexicana de Huatusco.

A exposição MERICA, MERICA, também pretende ser o testemunho e o reconhecimento a todos aqueles que foram os verdadeiros intérpretes e pioneiros, desde os primórdios até hoje, destas áreas singulares do Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ibarama, Jaguari, Nova Palma, Santa Tereza e São João do Polêsine.

Um comentário: