segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Projeto Livro na Praça é lançado





Aconteceu na tarde do dia 8 de agosto de 2015, a primeira edição do Livro na Praça, projeto cultural contemplado pelo Edital 02/2014 do Fundo Municipal de Cultura. O público que compareceu à Praça Achyles Mincarone foi de aproximadamente de 1.000 que participou de atividades relacionadas à prática da leitura, tais como: contações de histórias, animação cultural, sessões de autógrafos com o escritor Kalunga - escritor convidado deste dia, apresentações musicais, pintura artística em rosto, arte em balões, comercialização de livros. 

 

Para a produtora cultural, Cris Rasera, proponente do projeto, essa ação cultural atingiu o objetivo de fomentar a leitura entre os moradores e contribuir para o aumento do índice de leitura entre os moradores do município de Bento Gonçalves, além de fortalecer o vínculo familiar através da realização de práticas leitoras que reúnam pais e filhos, envolvendo a comunidade do entorno das praças selecionadas.


Para a Primeira-Dama do município, Cynthia Beatriz Gomes Costa Pasin, “O projeto chama a atenção da comunidade de que o hábito da leitura é importante para o crescimento e amadurecimento do ser humano, que vai além de uma busca do lazer. E o caráter itinerante do Livro na Praça tem esse intuito de como integrar a cultura às pessoas, proporcionando bem-estar e vida”.

Já para Maiara Alvarez, integrante do Conselho Municipal de Política Cultural pela Sociedade Civil, atenta-se para o fato de que “a prática da leitura não só seja realizada dentro das escolas e, sim, que seja extensiva para o seio familiar. Dessa forma, o aluno precisa ser incentivado dentro de programas que promovam a leitura como um bem imprescindível e dinamizador de sua formação de cidadão”.

 

O evento conta com a parceria da Biblioteca Pública Castro Alves que estará realizando a oficina de pequenos reparos em livros, o Troca-Troca, espaço de leitura e a presença da Banda Municipal Marcial. Em todas as edições o projeto receberá um escritor diferente, como segue abaixo a programação:



Data: 12/09/2015

Local: Praça Vico Barbieri (Bairro Centro)

Horário: das 14h30min às 17h30min

Escritora Rosane Castro



Data: 07/11/2015

Local: Praça São Roque (Bairro São Roque)

Horário: das 14h30min às 17h30min

Escritores Fabiane Sassi Caio e Gilmar Caio



Data: 14/11/2015

Local: Praça Parque das Nascentes Chico Mendes (Bairro Fátima)

Horário: das 14h30min às 17h30min

Escritora Sandra Zeni Carli



Data: 05/12/2015

Local: Praça do Bairro Cohab II (Rua Canísio Schimitz)

Horário: das 14h30min às 17h30min

Escritora Helô Bacichette

Nenhum comentário:

Postar um comentário