quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mais de 600 mil para fomento da cultura em 2015



Durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) ocorrida no final da tarde desta terça-feira, 24, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, apresentou aos conselheiros algumas propostas de alteração na Lei Municipal nº5467/2012 que destina recursos públicos ao Fundo Municipal de Cultura (FMC). As modificações contemplam cinco artigos da lei municipal em vigor e foram aceitas por unanimidade pelo conselho. Apesar disso, a expectativa do prefeito era de que na mesma oportunidade o projeto já fosse encaminhado a Câmara Municipal, já que estava presente no encontro também o presidente do legislativo, Valdecir Rubbo. Isso não ocorreu porque o CMPC decidiu reter o texto para uma nova análise. Com isso, a Procuradoria Geral do Município (PMG) aguarda a decisão final, afim da possível inclusão na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária da câmara, marcada para a próxima segunda-feira, dia 2 de março. 

A principal alteração refere-se ao art.92 que determina o valor a ser destinado ao investimento e incentivo cultural do FMC. Atualmente, o valor está limitado entre 3 e 4% do que é arrecadado pelo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O texto da lei não atende a norma federal, já que o valor arrecadado deste imposto só pode ser destinado para as áreas da saúde e educação. Para corrigir isso, a prefeitura, está propondo que o valor repassado seja equivalente a 6.200 URM's, que são atualizadas anualmente pelo IGPM. Além desta alteração, os artigos 80,107,108,111 também terão nova redação.

"Nunca, em tempo algum, foi dado tanta atenção e foi feito tanto pela cultura em nosso município. Está na hora de valorizarmos estes avanços que conquistamos e que foram conquistados por vocês", disse o prefeito, referindo-se às políticas públicas de seu governo na área, como a retomada das obras de Restauro do Museu do Imigrante, das melhorias na infra-estrutura da Biblioteca Pública Municipal, dos programas, eventos culturais e atividades gratuitas oferecidas pelas oficinas em funcionamento na Fundação Casa das Artes e na destinação de recursos por meio dos editais.

Outro ponto considerado importante e objeto de preocupação do governo municipal - tanto que em 2014 dois editais foram abertos para utilização dos recursos disponíveis - é a manutenção do texto do artigo 94 que prevê o aproveitamento dos saldos não utilizados pelo Fundo, que passam a ficar disponíveis para o exercício posterior, ou seja, o saldo remanescente será cumulativo. 

Confira as alterações propostas

Art. 80- define que terão apoio financeiro os projetos de natureza artística cultural por meio de Editais de Seleção Pública e que não estejam no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Art. 92- O Poder Executivo Municipal fixará, anualmente, o valor destinado ao investimento e incentivo cultural do Fundo Municipal de Cultura- FMC, sendo proveniente a 6.200 URM's corrigidas anualmente pelo IGP-M.

Art. 107- Altera o parágrafo 6, que trata das contrapartidas, destinando 10% dos ingressos, gratuitamente, à Secretaria Municipal de Cultura - SECULT, no caso de espetáculos, exposições, mostras, apresentações, eventos ou semelhantes; e 10% das inscrições ou mensalidades, gratuitamente, à Secretaria Municipal de Cultura - SECULT, no caso de cursos, palestras, festivais, seminários, congressos, oficinas ou semelhantes.

Art. 108- Altera a destinação da arrecadação de recursos financeiros decorrentes de ações ou atividades dos projetos aprovados e beneficiados, advindos da vendas de produtos, comercialização de materiais ou bens, prestação de serviços, cobrança de ingressos, inscrições, mensalidades e outros, para o projeto, dentro do prazo de vigência do convênio.

Art. 111- Altera as dimensões do banner a ser fixado nos locais em que ocorrerão as atividades, eventos, programas ou ações dos projetos aprovados que terão as seguintes medidas: 0,90m x 1,30m.  

A saber:

URM- Unidade de Referência Municipal. Valor/2015 corresponde a R$ 101,53.

Total aprovado em 2014: R$ 595.521,90    

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Emanuele Nicola

Nenhum comentário:

Postar um comentário