quinta-feira, 23 de maio de 2013


Sessão de Cinema Italiano

Com o objetivo de promover a cultura e a língua italiana a Casa das Artes, a SMED Bento Gonçalves (Projeto Língua Italiana) e a ACIRS - Língua e Cultura Italiana realizam a exibição do filme Centochiodi.




Um jovem, mas estabelecido professor de filosofia e história da religião na Universidade de Bolonha, interpretado por Raz Degan, realiza sua pesquisa em uma biblioteca antiga repleta de preciosos manuscritos e textos teológicos. Um dia esses manuscritos são encontrados espalhados no chão, nas paredes e nas mesas da biblioteca furadas com pregos longos: o professor abandonou seus estudos e se foi.

Ele saiu para começar uma nova vida nas margens tranquilas do Po, onde descobre uma antiga casa e se apropria dela. Em torno desta nova casa são entrelaçadas histórias de amizade, amor e vida cotidiana entre o professor e os habitantes locais: barqueiros, agricultores, vendedores, pessoas simples que reconhecem nele, além de um amigo, um guia.

Dirigido por Ermanno Olmi, grande cineasta do cinema italiano, já realizou 80 produções. Teve seu auge com A Árvore dos Tamancos, de 1978, afresco sobre uma comunidade de camponeses da região de Bérgamo, no norte da Itália, contada com realismo e poesia, premiada no Festival de Cannes.



Filme: Centochiodi
Duração: 90 minutos, áudio e legenda em italiano
Data: 28/05/2013
Horário: 19 h
Entrada: Gratuita
Local: Sala Pública de Cinema Casa da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário