terça-feira, 12 de junho de 2012

Carlos Bica faz show na Casa das Artes

Em espetáculo gratuito, violonista interpreta clássicos da música brasileira


A Casa das Artes recebe no próximo domingo, dia 17, às 20h, o violonista Carlos Bica, que segue sua turnê 2012 com seu espetáculo intitulado "Recital Íntimo", onde perpassa por grandes obras da música brasileira. O espetáculo é uma realização da Árias Produções em parceria com a Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes.


Sobre o artista:

Carlos Bica nasceu no Brasil em 1973. Estudou técnicas de violão com o violonista Argentino Eduardo Castañeira, e análise e interpretação com o compositor Brasileiro Flávio Oliveira. Participou de masterclasses com violonistas de diversas nacionalidades, entre eles os Uruguaios Eduardo Fernandez e Abel Carlevaro, o Alemão Frank Bungarten, o Argentino Eduardo Isaac e o Italiano Flávio Sala . Estreou aos 16 anos, versando o repertório clássico de todas as épocas e estilos. Apresentou concertos de Vivaldi ao lado da Orquestra Filarmônica Brasileira e atua realizando masterclasses nas universidades e conservatórios brasileiros.



Tem realizado Recitais nos principais teatros no Brasil. Como educador tem desenvolvido trabalhos de música de câmara com o quarteto de violões Orphenica Lira, que tem em sua formação seus alunos. Gravou seu primeiro disco aos 20 anos, Contemporâneo Latino, onde foram interpretadas peças de compositores Latino Americanos. Também gravou seu DVD no Teatro São Pedro em 2004 com peças de Narvaez, Villa-Lobos e Albeniz, no mesmo ano gravou DVD com o compositor de Hamburgo/Alemanha Rached Karketi, tem realizado recitais em Rádios e televisões no Brasil e Uruguai. Realizou Recitais de música de câmara acompanhado pela Soprano Elenara Nunes, pelo pianista Carlos Morejano, e também por formações em quarteto que contou com a participação de instrumentistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. 


Realizou estréia de peças de compositores como a Toccata1 de Fernando Mattos, a Canção Terna do compositor carioca Nicanor Teixeira e a Velha Nogueira de James Liberato escrita para Flauta, violão, Contrabaixo e Violoncello tendo como flautista convidado João Batista Sartor. Numa temporada de concertos de vanguarda teve a participação do Artista Plástico Paulo Bacedônio, que realizou uma pintura enquanto o violonista interpretava uma obra, também nesse gênero participaram de Recitais do violonista a atriz Jória Lima que fez leitura dos Poemas de William Shakespeare, enquanto eram interpretadas peças do compositor inglês John Dowland e a Bailarina Gilca Lobo que desenvolveu uma coreografia para a peça Astúrias de Isaac Albeniz . Participou de diversos projetos governamentais de música entre eles, Música ao meio-dia do Teatro São Pedro, a Reinauguração do Mercado Público de Porto Alegre, foi o solista do “Vino de honor ao Cônsul Iñigo de Palacio España”, e também e foi laureado com a medalha Lupicínio Rodrigues por sua divulgação da música Brasileira.


Leia mais sobre Carlos Bica: www.carlosbica.com.br


Serviço:
Show: Carlos Bica com "Recital Íntimo"
Onde: Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bairro Planalto)
Quando: dia 17 de junho (domingo), às 20h
Entrada franca
Classificação livre
Realização: Árias Produções, Secult e Fundação Casa das Artes

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário